Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,116

Dólar está ficando forte no mundo todo, não apenas no Brasil, diz Ilan

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou na noite desta terça-feira, 8, que a instituição trabalha para garantir o bom funcionamento dos mercados e para não deixar que ocorram exageros ou excessos, em meio à recente disparada do dólar. Em entrevista ao vivo à GloboNews, Ilan ressaltou que o fortalecimento da moeda americana ante o real está relacionado à normalização das condições monetárias nos Estados Unidos e não à economia brasileira.

“O que está acontecendo no mundo é que o dólar está ficando forte, é a normalização das condições monetárias nos Estados Unidos. O dólar fica forte, todas as outras moedas ficam mais fracas. Não é uma questão de Brasil, Colômbia, México ou Argentina. É uma questão do dólar ficar forte. Então, nesse caso, o que temos de fazer é garantir o bom funcionamento dos mercados. Que a mudança de preço ocorra de uma forma normal. E para isso vamos sempre estar olhando, monitorando, intervindo quando for necessário, e não deixar nenhum exagero, nenhum excesso, tudo funcionamento como deveria ser no regime de câmbio flutuante”, disse.

A entrevista à GloboNews ocorreu na noite do último dia antes do início do chamado período de silêncio dos dirigentes da instituição, que sempre começa na quarta-feira da semana anterior ao início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e vai até o dia da publicação da ata do encontro. Nesse intervalo, os dirigentes do BC evitam dar entrevistas à imprensa ou falar em público sobre temas relacionados à política monetária. O anúncio da decisão de política monetária está marcado para a quarta-feira, 16.

Na última pergunta da entrevista, quando um dos jornalistas pediu a Ilan que, antes da reunião do Copom, deixasse uma mensagem final aos telespectadores sobre a recente turbulência dos mercados financeiros, ele respondeu: “A mensagem é que essas questões que ocorrem no mundo, mas que não são problema do Brasil. O Brasil recebe isso como qualquer outro país do mundo. A subida do dólar é uma subida normal, uma subida normal em relação ao resto do mundo e não é questão do Brasil.”

André Ítalo Rocha
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas