O Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes) passou a contar com um novo ônibus para coleta de sangue, que vai circular por municípios do Espírito Santo a partir de um cronograma de visitas. O veículo foi recebido na manhã desta terça-feira (06), em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande.
Equipado com cinco cadeiras automáticas de doação, o ônibus tem capacidade para atender até 120 doadores por dia, mediante agendamento prévio. A unidade móvel conta ainda com duas salas de triagem, sala de recepção, equipamentos para armazenamento de até 100 bolsas de sangue, televisores e rampa de acessibilidade. O investimento foi de R$ 2,5 milhões.
Durante a entrega, Casagrande destacou que o novo ônibus vai reforçar a coleta de sangue em regiões que não possuem pontos fixos de atendimento. Segundo o governador, a iniciativa busca enfrentar a queda nos estoques registrada neste período do ano, quando há redução nas doações por conta das férias.
“É um investimento importante para ampliar o acesso à doação de sangue, principalmente em cidades que não têm ponto de coleta. Vamos iniciar um cronograma de visitas para aumentar os estoques, que ficam em estado crítico nesta época”, afirmou.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a nova unidade móvel permitirá ampliar o número de campanhas realizadas ao longo do ano e garantir atendimento em todos os municípios capixabas. A expectativa é alcançar os 78 municípios do Estado.
“Vamos organizar uma agenda a partir das solicitações das cidades. É um avanço para fortalecer a hemorrede capixaba, que atende aos hospitais públicos do Sistema Único da Saúde”, disse o secretário.
As solicitações para receber o ônibus devem ser feitas pelo e-mail hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br. Antes da ação, equipes do Hemoes realizam uma visita técnica para verificar as condições necessárias para o funcionamento da unidade móvel no local.
Segundo a diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad, o novo veículo vai atuar de forma complementar ao ônibus já existente. “Ele vai somar ao trabalho que já realizamos, oferecendo mais conforto e qualidade ao doador. Também poderá ser utilizado pelos hemocentros de Linhares, Colatina e São Mateus para ações regionais”, explicou.









