Hospital de São Mateus realiza captação múltipla de órgãos

A Central Estadual de Transplantes do Estado do Espírito Santo (CET-ES) contabilizou, até esta sexta-feira (26), que 2.492 pacientes aguardam por um órgão no estado. Desse total, 1.210 pessoas esperam por um transplante de rim, 1.240 aguardam transplante de córnea, 40 de fígado e dois de coração.

Na quarta-feira (24), o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, realizou uma nova captação múltipla de órgãos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), essa é a segunda captação de múltiplos órgãos realizada na unidade neste ano. Foram captados rins, córneas e fígado, que serão destinados aos pacientes que aguardam na fila de transplante no estado.

No Brasil, o transplante só ocorre com a autorização por escrito de um familiar do doador. Por causa disso, o diretor-geral do HRAS, Eduardo Ribeiro Morais, ressalta a importância de expressar, em vida, o desejo de ser um doador de órgãos. “Além da sensibilidade dos familiares em ajudar outros pacientes que estão na fila de transplante, mesmo em um momento tão sensível”, frisou Morais.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas