A Central Estadual de Transplantes do Estado do Espírito Santo (CET-ES) contabilizou, até esta sexta-feira (26), que 2.492 pacientes aguardam por um órgão no estado. Desse total, 1.210 pessoas esperam por um transplante de rim, 1.240 aguardam transplante de córnea, 40 de fígado e dois de coração.
Na quarta-feira (24), o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, realizou uma nova captação múltipla de órgãos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), essa é a segunda captação de múltiplos órgãos realizada na unidade neste ano. Foram captados rins, córneas e fígado, que serão destinados aos pacientes que aguardam na fila de transplante no estado.
No Brasil, o transplante só ocorre com a autorização por escrito de um familiar do doador. Por causa disso, o diretor-geral do HRAS, Eduardo Ribeiro Morais, ressalta a importância de expressar, em vida, o desejo de ser um doador de órgãos. “Além da sensibilidade dos familiares em ajudar outros pacientes que estão na fila de transplante, mesmo em um momento tão sensível”, frisou Morais.









