Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,116

Projeto que destrava mais de 500 km de ferrovias no ES pode ser votado nesta terça (5)

O novo Marco Legal das Ferrovias, substitutivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 261/2018 deve ser votado nesta terça-feira (5), após adiamento. Se aprovado, pode destravar mais de 500 km de malha ferroviária no Espírito Santo.

Três trechos da Ferrovia estão em discussão no Estado: um que ligaria Anchieta até o Porto Central no município de Presidente Kennedy, outro desse último ponto até a malha ferroviária do Estado do Rio de Janeiro (EF-118) e uma extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) de Santa Leopoldina a Anchieta.

Ao todo, os pedidos de construção de novas ferrovias abrangem 3,3 mil km de trilhos, com investimentos previstos em R$ 53 bilhões ao longo dos próximos anos. As novas ferrovias, além do Espírito Santo, vão cortar cidades do Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo.

O relator, senador Jean Paul Prates (PT-RN), leu o relatório e disse que a matéria tem tudo para modernizar o setor e atrair novos investimentos. O texto original é do senador licenciado José Serra (PSDB-SP).

O adiamento da votação veio depois de a senadora Kátia Abreu (PP-TO) pedir mais tempo para analisar o relatório de Jean Paul, com mais de 60 páginas. Ela disse que o texto foi disponibilizado apenas no dia 29 de setembro e o tema é importante para um novo momento da infraestrutura do país. Assim, o assunto merece um estudo mais aprofundado.  

“Esse assunto é caro para muita gente aqui, pra mim, principalmente. O relatório deve estar muito bom. Mas eu não tenho condições de votar esse projeto, que é vital para o país — argumentou a senadora.

FOTO DESTAQUE: Ministério da Infraestrutura

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas