O novo Marco Legal das Ferrovias, substitutivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 261/2018 deve ser votado nesta terça-feira (5), após adiamento. Se aprovado, pode destravar mais de 500 km de malha ferroviária no Espírito Santo.
Três trechos da Ferrovia estão em discussão no Estado: um que ligaria Anchieta até o Porto Central no município de Presidente Kennedy, outro desse último ponto até a malha ferroviária do Estado do Rio de Janeiro (EF-118) e uma extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) de Santa Leopoldina a Anchieta.
Ao todo, os pedidos de construção de novas ferrovias abrangem 3,3 mil km de trilhos, com investimentos previstos em R$ 53 bilhões ao longo dos próximos anos. As novas ferrovias, além do Espírito Santo, vão cortar cidades do Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo.
O relator, senador Jean Paul Prates (PT-RN), leu o relatório e disse que a matéria tem tudo para modernizar o setor e atrair novos investimentos. O texto original é do senador licenciado José Serra (PSDB-SP).
O adiamento da votação veio depois de a senadora Kátia Abreu (PP-TO) pedir mais tempo para analisar o relatório de Jean Paul, com mais de 60 páginas. Ela disse que o texto foi disponibilizado apenas no dia 29 de setembro e o tema é importante para um novo momento da infraestrutura do país. Assim, o assunto merece um estudo mais aprofundado.
“Esse assunto é caro para muita gente aqui, pra mim, principalmente. O relatório deve estar muito bom. Mas eu não tenho condições de votar esse projeto, que é vital para o país — argumentou a senadora.
FOTO DESTAQUE: Ministério da Infraestrutura