O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), realiza suas despedidas no Espírito Santo de diferentes formas. Nesta terça-feira (24), para um público amplo de prefeitos na plateia do 9º Congresso Gestão das Cidades, realizado pela Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), elencou recados.
Um deles foi destacar que sua gestão deixou “malucos de lado”, no sentido figurado de não promover polarização ou outros tipos de rusgas que prejudicassem o Estado, frisando que a “caravana do Espírito Santo vai passando”.
Destacou, a uma plateia repleta de aliados, que o governo soube dividir protagonismo e que uma das maiores marcas foi, gradativamente, colher indicadores superiores ano após ano, desde 2019, sem fazer qualquer tipo de crítica à gestão anterior, curiosmente do ex-governador do Estado Paulo Hartung.
Ele ainda enalteceu que estar na vida pública é uma situação na qual é preciso gostar e que é uma missão. Não é algo para enriquecer, mas, sim, para melhorar a vida das pessoas.
Outro ponto foi relativo ao diálogo, algo que a federação União Progressista, formada pelos partidos União Brasil e Progressistas, destacou nessa segunda-feira (23), ao endossar apoio ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). Com direito à presença do deputado federal Da Vitória (Progressistas), presidente da federação, Casagrande disse que orienta todos a dialogarem e que só não há conversa com quem quer xingar.
Frisou a todos que é preciso ter humildade: quanto mais poder, mais humildade, pregou aos discípulos políticos. Destacou que há aqueles que se tornam um poço de arrogância quando chegam ao poder.
Por fim, enalteceu a capacidade de Ricardo. Reforçou que o emedebista é trabalhador, tem capacidade de diálogo e que “conhece vocês todos”. Dessa forma, Casagrande, diante de uma plateia repleta de aliados, passa o bastão e deixa o legado, na busca pela construção de sua pré-candidatura ao Senado e para que seu sucessor, Ricardo, consiga ser o triunfante ao Palácio Anchieta. A possível vitória do emedebista também será a conquista do socialista.
Palanque reunido
A abertura do congresso foi uma verdadeira reunião de palanque entre pré-candidatos. Conversas aqui e acolá, com diversas pegadas visando as eleições.
Papo animado
Em dado momento, uma conversa animada aconteceu entre o prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), Da Vitória e Casagrande: diversos sorrisos.
Tomando posse!
Weverson avisou que Ricardo será o próximo governador. De fato, já será a partir do dia 2 de abril. Mas pode ter colocado em outro sentido, já visando o cenário eleitoral.
O rito
Casagrande contou que haverá cerimônia no dia 2 de abril, na Assembleia Legislativa, às 14h, e outra, às 15h, já no Palácio Anchieta, marcando a assunção de Ricardo ao Poder Executivo.
***
Falando em Weverson
Weverson e o PDT protagonizaram a filiação do ex-prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo. Bruno, por sinal, era filiado recentemente ao Republicanos. Ele é cotado para a disputa de uma vaga à Assembleia Legislativa. O partido de Sergio Vidigal deve ganhar o reforço do deputado estadual Fábio Duarte.

***
Outra filiação…
Também falando em modo regional, chamou a atenção a movimentação de Vinícius Bragatto, que já foi candidato a prefeito de Colatina, para o Podemos. Ele já esteve nas fileiras do Novo.
Retorno?
O vereador de Vila Velha, Doutor Hércules Silveira (Progressistas), embora tenha demonstrado apoio a Arnaldinho, teve de permanecer no partido. E agora é aposta da federação para reforçar a chapa à Assembleia Legislativa.
***
Comendadores I
O governo do Estado concedeu mais duas comendas Jeronymo Monteiro. Uma para o técnico em mecânica Jayme Thadeu da Silva Vieira, pela contribuição na construção da Terceira Ponte.
Comendadores II
A outra foi para o encarregado de obras Neldes Pereira de Souza, por ser um dos destaques na construção do Contorno de Jacaraípe.
***
Expectativas
Dias decisivos para prefeitos que pretendem disputar cargos eletivos. Nos holofotes, Euclério Sampaio (MDB), de Cariacica, e Arnaldinho Borgo (PSDB), de Vila Velha.
***
Expansão da biometria I
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, esteve reunido com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, na tarde desta terça-feira (24), em Brasília. Em pauta, a apresentação do plano para aumentar o quantitativo de eleitores com biometria no Estado.
Expansão da biometria II
O trabalho do Tribunal tem como foco coletar as digitais de 875.828 eleitores até 2027. Após a apresentação, o presidente do TRE-ES contou com a indicação favorável da ministra quanto às ações adotadas pelo Tribunal.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Brigas com retaliações não param no tabuleiro eleitoral capixaba. Risos maquiavélicos.
Tá na rede
“Prepare o bolso, porque o ‘amor’ não aceita parcelamento”
Evair de Melo (Progressistas), deputado federal










