O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), mais uma vez aproveitou para viajar pelo Espírito Santo e seguir na tarefa de popularizar o nome dele, pensando na eleição para o governo do Estado, no ano que vem. O fato que chamou a atenção foi o de criação de mote de pré-campanha, esboçado com a camisa “Meu Estado é 10”.
Ao lançar um slogan próprio, Pazolini não apenas dá um passo a mais na construção da sua identidade política estadual, como também estabelece, ainda que de forma sutil, uma rivalidade com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).
Ferraço é o nome apoiado por Renato Casagrande (PSB) para a sucessão estadual e já vem sendo associado ao lema “O Espírito Santo é o Brasil que dá certo”. A movimentação de Pazolini, portanto, joga luz sobre o embate que começa a se desenhar nos bastidores.
Mais do que uma jogada de marketing, o novo mote confirma que Pazolini está no jogo de 2026. Embora existam setores dentro do governo estadual que ainda questionem se o prefeito realmente entrará na disputa, os sinais são cada vez mais claros: ele está mobilizado, percorrendo o interior e consolidando sua imagem além da Região Metropolitana.
Claro que há riscos embutidos nesse tipo de movimento. A iniciativa pode, inclusive, levantar questionamentos sobre possível campanha antecipada. Pazolini, no entanto, não pede votos.
Age dentro dos limites legais, investindo na expansão da própria imagem e apresentando suas credenciais. O detalhe que desperta atenção é o número estampado no slogan, o “10”, que além de remeter à ideia de excelência, é também o número do Republicanos nas urnas. Ou seja, a estratégia tem forte potencial de fixação eleitoral precoce.
A maratona do fim de semana ilustra bem esse ritmo: o prefeito esteve em municípios como Aracruz, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy e Vargem Alta, numa sequência de aparições que reforçam o ritmo de pré-campanha. Em cada parada, lá estava o sugestivo número no peito, como quem já quer marcar posição.
Com isso, fica evidente que Pazolini está entusiasmado com o tabuleiro de 2026. E sua movimentação também pode redefinir o cenário na Capital.
À medida que o prefeito avança em direção ao Palácio Anchieta, crescem as possibilidades de Vitória ser governada, pela primeira vez, por uma mulher: a vice-prefeita Cris Samorini (Progressistas).
***
Presente!
Ricardo Ferraço também fez movimentações pelo interior, como em Aracruz, onde prestigiou, assim como Pazolini, a Festa Itália Unita, no distrito de Guaraná.
Alvoroço
Apoiadores de Ricardo Ferraço compartilharam – e muito – no WhatsApp uma pesquisa de intenções de votos que o mostra em liderança folgada. Ok, ok!
***
Meme I
Ex-secretário (por duas vezes) nas gestões do governador do Estado, Renato Casagrande, o coronel Alexandre Ramalho usou vídeo com memes para discordar da afirmação do socialista de que “os capixabas estão alinhados com a defesa da soberania do Brasil” realizada pelo presidente Lula (PT).
Meme II
Por outro lado, a esquerda se apropriou da fala de Lula, realizada em Linhares, na última sexta-feira (11), para fazer brincadeiras com o clã Bolsonaro. Até funk saiu.
***
Leis de Vila Velha
A cidade canela-verde agora tem o “Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades e/ou Superdotação”, celebrado a cada 10 de agosto.
Arnaldinho do arrasta-pé

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), aproveitou o fim de semana para estar na base canela-verde e interagir com o público no arraiá realizado na Prainha. Ele até foi dançar com a esposa dele, Andressa.
***
Moral lá em cima
O prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa (Republicanos), conseguiu reunir diversas lideranças na festa do município. E recebeu diversos elogios, como do coordenador da bancada federal capixaba, deputado federal Da Vitória (Progressistas).
Papai Weverson
Já para o prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), o fim de semana foi de revelação. Ele vai ser pai do bebê Daniel.
***
Panos quentes
Pelos lados da Assembleia Legislativa, a promessa é de uma semana mais tranquila, sem recados a secretários e chefes de autarquias do governo do Estado. Pelo menos por enquanto…
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Denuncia de nepotismo é investigada numa gigante instituição pública capixaba. Como que isso ainda acontece?
Tá na rede
“É assim que se constrói relações públicas: com respeito e cooperação, mas sem abrir mão da nossa independência”
Renato Casagrande (PSB), governador do Estado










