O prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles (PDT), toma posse em menos de 15 dias e, inesperadamente, ganhou reforço para sua blindagem de mandato como pupilo de Sergio Vidigal (PDT), que já está com a cabeça em outros pensamentos políticos.
Se a liderança da Câmara dos Vereadores está encaminhada novamente para Saulinho da Academia (PDT), na Assembleia Legislativa, o cenário estava formado com um estridente Pablo Muribeca (Republicanos), que após ficar “mais tímido” pela derrota no segundo turno, voltou a soltar seus canhões de críticas ao núcleo pedetista.
Ocorre que a retotalização de votos para deputados estaduais trará para a Assembleia Legislativa um conhecido da política serrana: Fábio Duarte (Rede), que outrora foi aliadíssimo do ex-prefeito Audifax Barcelos (Progressistas) e hoje comunga ao lado de Weverson. Fábio ficou com a vaga que era do Podemos e tornou o deputado estadual Allan Ferreira (Podemos) suplente.
O pedetista eleito terá consigo ainda na Casa de Leis capixaba Alexandre Xambinho (Podemos), que foi coordenador da campanha dele, e Vandinho Leite (PSDB), que começou a campanha deste ano ao lado de Audifax e, no segundo turno, passou para o grupo do PDT – até mesmo visando a eleição da Mesa Diretora.
Fábio já recebeu as boas-vindas de Júnior Abreu (PDT), secretário-chefe da Casa Civil, e que tem ligações históricas com Vidigal. “Que essa nova etapa seja marcada por muito trabalho, diálogo e importantes conquistas para o nosso estado”, destacou Abreu.
Muribeca perdeu a eleição, mas pôde ver seu capital político sair fortalecido nessa batalha, com cerca de 90 mil votos obtidos. Contudo, se deparou com seu adversário ganhar mais musculatura com o domínio da Câmara dos Vereadores, a parceria fortíssima e irrestrita com o governo do Estado e mais a aparente tropa de choque na Assembleia Legislativa, que pode lhe auxiliar com emendas e outras agendas propositivas.
O que chama a atenção é que, antes do pleito deste ano, a oposição a Vidigal, Weverson e companhia parecia estar mais fortalecida. Ao fim do pleito, com o triunfo que desbancou um histórico nome, o cenário mudou muito. Não quer dizer que há unanimidade, longe disso. Mas há maior tranquilidade para que a transição Vidigal e Weverson aconteça.
Quem diria que um antigo aliado de um rival histórico do veterano prefeito da Serra pudesse ajudar a tornar o Natal mais feliz da cozinha do PDT?
Sinais…
PDT nacional destacou a mudança de comando na legenda estadual, que agora passou para Alessandro Comper. Mas a sigla enalteceu Vidigal. “Na ocasião, Sergio Vidigal apresentou uma chapa encabeçada por Alessandro Comper, que foi eleito por unanimidade, para liderar o diretório. Em sua fala, o pedetista se colocou à disposição para liderar um projeto rumo ao governo do ES, em 2026, e eleger deputados federais e uma boa bancada de deputados estaduais”.
***
Adeus!
Os deputados estaduais Theodorico Ferraço (Progressistas) e Lucas Scaramussa (Podemos) já protocolaram seus pedidos de renúncias, em função de terem sido eleitos prefeitos de Cachoeiro de Itapemirim e de Linhares, respectivamente. Marcos Madureira (Progressistas) e Allan Ferreira (Podemos) aguardam pela mudança.
***
Podcast
O vereador eleito da Capital Aylton Dadalto (Republicanos) criou podcast “A Vitória que Faz” e no primeiro episódio uniu o útil ao agradável: entrevistou o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Coalizão…
Ainda falando sobre Vitória, o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, realizou processo em busca de coalizão com relação à Câmara da Capital. Objetivo é garantir a eleição de Anderson Goggi (Progressistas) para a presidência da Casa de Leis municipal.

… certeira
E, ao que tudo indica, deu certo. Vereadores, que estavam mais distantes – André Brandino (Podemos), Dalto Neves (SDD), Aloísio Varejão (PSB), Luiz Paulo Amorim (PV) e Maurício Leite (PRD) -, posaram para foto com Pazolini nesta terça-feira (17), inclusive com Goggi. Clima de Natal na área.
Pazolini recebe
Pazolini recebeu, nessa segunda-feira (16), o colega de Polícia Civil e presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet (Progressistas). O parlamentar entregou relatório da gestão dele à frente da Casa de Leis municipal.
***
Dona da educação
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), anunciou Carla Cabidel como novo nome à frente da Secretaria de Educação do município. “Uma grande gestora educacional com vasta experiência tanto na rede pública quanto na privada, Carla é servidora efetiva da rede de Vila Velha desde 2009”, disse o canela-verde.
Falando nele…
Quem foi ao encontro do prefeito canela-verde, nesta terça-feira (17), foi o deputado estadual Denninho Silva (União Brasil). Todo mundo de olho…
… e no outro
Nos bastidores da Assembleia Legislativa, Denninho se movimenta para ficar com o comando da Comissão de Segurança.
***
#Paz
Bandeira branca entre o prefeito reeleito de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso (MDB), e o coordenador da bancada federal capixaba, deputado federal Da Vitória (Progressistas). “Aproveito esta oportunidade para me desculpar, de coração, por qualquer publicação ofensiva que eu tenha feito ao deputado ou a qualquer membro de sua família. O que nos une, acima de qualquer diferença, é o compromisso com o progresso de Baixo Guandu e de todo o estado”, disse Lastênio.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é [email protected].
Na moita
Dizem que tem gente rezando/orando para um projeto de lei ser aprovado para ter algumas mudanças numa instituição. Risos com discórdia.
Tá na rede
“Importante vermos que as forças de segurança estão se aprimorando para garantir um melhor serviço para os capixabas”
João Coser (PT), deputado estadual










