Dólar Em baixa
5,073
4 de maio de 2024
sábado, 4 de maio de 2024

Linhares tem acirrada disputa e cabos eleitorais podem fazer diferença

A tendência do cenário eleitoral de Linhares demonstra fortíssima polarização entre o prefeito do município e candidato à reeleição, Bruno Marianelli (Republicanos), e o deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), conforme pesquisa realizada pelo Instituto Perfil e publicada nesta quarta-feira (24) por ES Hoje.

Ainda que outros pré-candidatos possuam recall dos entrevistados, é inegável que numa eleição de apenas um turno – afinal Linhares tem menos de 200 mil eleitores e está inapta para a segunda etapa do sufrágio – aqueles que tenham maior quantidade de lembrança sejam os favoritos. Verificando pelos cenários espontâneo e estimulado, Scaramussa (primeiro em ambos) e Marianelli (vice em ambos) têm liderança mais folgada em relação aos concorrentes.

Num cenário polarizado, os cabos eleitorais são capazes de fazer a diferença. Scaramussa, na liderança do cenário estimulado com 29,23% das intenções de voto, tem possibilidade de agregar em sua chapa partidos da base governista e, claro, gozar de maior preferência do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).

Casagrande, por sinal, é um desses cabos eleitorais. Apesar de não ter sido vencedor nem no primeiro e nem no segundo turno, em 2022, o socialista possui boa avaliação dos entrevistados. São 44% dos entrevistados que pensam que a gestão dele é boa/ótima, um quantitativo que não pode ser desprezado.

Do lado de Marianelli, que teve 22,21% das preferências dos entrevistados – e que coloca a pesquisa num panorama de praticamente empate técnico, em função da margem de erro, de 3,7%, para mais ou para menos -, não se pode desprezar o fator Guerino Zanon, ex-prefeito do município e que somou 35.231 votos na campanha para governador, em 2022.

Guerino foi lembrado na pesquisa e abocanhou 7,71% das intenções de voto no cenário espontâneo. Enquanto isso, Scaramussa obteve 27% e Marianelli, 19,57%. Desta forma, caso o histórico ex-prefeito linharense vá para a campanha do seu pupilo, pode ser um fator importante para a manutenção do grupo político no poder.

E Scaramussa?

Conta positivamente para Scaramussa estar com baixa rejeição quanto a Marianelli (8,03% contra 20,09%). Isso é importante, visto que o deputado estadual, de acordo com esse retrato atual, tem potencial para crescer, afinal há quantitativo relevante de indecisos/votos em branco, que se aproximam dos 30% dos entrevistados.

Não estar como vitrine de uma gestão deixa o pré-candidato menos exposto para ser alvo de críticas. Como parlamentar, tem a prerrogativa de criticar e de por ser da base governista trazer consigo o apoio do Palácio Anchieta, que pode ser um quê a mais para agregar em sua corrida.

E Marianelli?

Teoricamente, quem dispõe da máquina tem vantagem inicial, principalmente por ter mais cabos eleitorais na cidade. Só que Linhares é uma cidade complexa, diga-se de passagem. As escolaridades mais comuns da população adulta, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são de ensino fundamental incompleto e de ensino médio incompleto, o que indica maior dependência da população quanto a serviços essenciais, como saúde e educação.

Não à toa, a saúde é vista como principal problema a ser resolvido, com 35,14% das respostas, seguida por segurança, com 18%. A violência é um problema relacionado com o tráfico de drogas, que costuma cooptar jovens com baixa escolaridade e sem perspectivas.

Marianelli tem o desafio de reverter a rejeição e expor aos eleitores que houve avanços com sua gestão e, claro, com o que foi feito via Guerino, seu padrinho político.

Constatação

A conquista de indecisos e de apoios de pré-candidatos que possam deixar a corrida, mais do que nunca, será muito cobiçada pelos favoritos, de acordo com a pesquisa.

***

Apostas

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), segue continuamente apostando em ações que tem realizado em bairros como Santo Antônio. Desta vez, se coloca como “pai” de obras de macrodrenagem naquela região.

Lembrança

Durante votação de requerimento sobre pedido de informações acerca da gestão financeira e investimentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, o deputado federal Amaro Neto (Republicanos) lembrou do Parque Tecnológico de Vitória. O projeto, que ainda não foi entregue, conquistou recursos do fundo, porém a burocracia gerou dificuldades na utilização. O parque será finalizado com recursos próprios da prefeitura.

Leis de Vila Velha

Vila Velha agora tem a lei “que dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes com QR Code para o acesso ao aplicativo Infância Segura em locais como unidades de saúde”.

Reunião

A Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) se reuniu, nessa terça-feira (23), com o coordenador da bancada federal capixaba, deputado federal Da Vitória (Progressistas). Iniciativa é para que os parlamentares derrubem os vetos quanto à Lei Orgânica da Polícia Civil.

Unha e carne

O deputado federal Gilson Daniel (Podemos) e o secretário de Estado de Turismo, Philipe Lemos, estão unha e carne. O titular da pasta participou de agendas em Brasília, ao lado do parlamentar, e a intenção é reforçar o plano estadual de marketing de turismo.

Giro chinês

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), está na China para divulgar as perspectivas do Espírito Santo para que a unidade da federação capixaba possa receber investimentos do país asiático.

Parceria

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV), realizará nesta quinta-feira (25), às 14 horas, a cerimônia de assinatura do termo de cooperação com os municípios visitados do Estado, visando a divulgação deste núcleo, bem como promover o fortalecimento da rede de apoio psicossocial às vítimas de violência e seus familiares.

***

RSVP I

O futuro procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal, entregou pessoalmente ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), o convite para a posse dele, que acontecerá no dia 2 de maio.

Linhares tem acirrada disputa e cabos eleitorais podem fazer diferença

RSVP II

O deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), que é pré-candidato à Prefeitura da Serra, vai realizar prestação de contas no dia 7 de maio, aniversário dele. Reunião em clima de festa… e de campanha.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Um troca-troca que causou muita polêmica na política capixaba foi motivado por questõe$ financeira$. Relatos dão conta que as garantias anteriores não seriam cumpridas. Faz o pix!

Tá na rede

“Estamos abrindo portas para ideias que economizam recursos, protegem o meio ambiente e promovem uma melhor qualidade de vida para todos”

Renato Casagrande (PSB), governador do Estado

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas