Dólar Em alta
5,130
17 de maio de 2024
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Muribeca é alvo de deputado do próprio partido: agressividade é desafio para eleição na Serra

O jeito do deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) já é conhecido. Provoca barulho e polêmica por onde vai. É natural dele. Há os que gostam e os que detestam. Natural da política. No entanto, o pré-candidato à Prefeitura da Serra encontrou empecilho dentro do próprio partido.

Durante reunião da Comissão de Saúde da Assembleia, realizada nessa terça-feira (19), o deputado estadual Hudson Leal (Republicanos), reconhecido por passar recados quando necessário – vide exemplo da eleição para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado -, teceu críticas ao correligionário sem qualquer tipo de anestesia. Hudson, lembrando, é médico anestesiologista.

Em sua fala, Hudson repudiou situação que teria ocorrido na última segunda-feira (18), no Hospital Materno Infantil na Serra. Segundo ele, seis médicos foram agredidos e que este estímulo teria vindo de um parlamentar, sem citar nome, mas deixando claro quem seria.

“Isso é muito grave. Agredir os médicos é inconcebível. Estimulado por um parlamentar, todos aqui já sabem quem é, é um parlamentar dessa casa de leis, na Serra, induzindo a agredir os médicos. Um médico foi parar no DML A pessoa querer aparecer nas costas de nós. Eu não tenho medo de ninguém, de nada”, disse Hudson.

A fala do correligionário de Muribeca expõe fragilidade das abordagens/visitas do parlamentar serrano às unidades de saúde. Apesar do intuito ser propositivo, de buscar melhorias – isso na ótica do deputado do chapéu -, esse tipo de ação já acumula acusações de truculência.

A classe médica e da saúde é reconhecida por ser altamente corporativista. Frequentemente, este assunto vem à tona. Deixar de ter o apoio deste segmento nas eleições é um problema. E isso se torna mais problemático com a possibilidade de isso ser explorado repetitivamente ao longo do pleito. O fiscalizador, que na teoria poderia ser parceiro, se torna algoz na visão dos profissionais.

Além disso, a crítica vir de um colega de partido aponta para um problema interno que se tornou externo e que pode ser muito bem utilizado pelos rivais. Se até uma pessoa que divide bancada na Assembleia Legislativa e na legenda alega agressividade por parte do colega, isso se transforma em banquete de argumentos para ataques.

Não vai ser do dia para a noite que Muribeca vai mudar seu jeito. Este é um problema de quem ataca. O boxe ensina que a cada golpe é preciso também recuar e abaixar a guarda. Talvez os ensinamentos da nobre arte sirvam de exemplo ao parlamentar, que vai encarar uma eleição a ser definida fortemente pelas emoções, conforme esta coluna já analisou.

Atchim!

Se o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, ficou incomodado com o assunto, não se sabe. Mas o ex-deputado estadual, nesta quarta-feira (20), manifestou dor de cabeça, dores pelo corpo e febre. Melhoras e cuidado: são sintomas de dengue e de outras arboviroses.

***

Mais solto

Depois que houve a confirmação da largada de Weverson Meireles como o ungido do prefeito Sergio Vidigal (PDT) como pré-candidato na Serra, ele está mais solto e aproveitando melhor as agendas. Entre abraços e beijos, pega a chance de ficar mais conhecido do público.

Filiação

O União Brasil trouxe para os seus quadros o prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra. Ele vai em busca da reeleição no município.

Mais candidatos

O PL quer definir mais pré-candidatos a prefeituras do Estado ao longo deste mês. Quanto mais, melhor, analisam interlocutores. Dizem que o dinheiro do fundo é bem polpudo. Dizem.

***

Conexão MG x ES

Presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes), o coordenador da bancada federal capixaba e deputado federal, Da Vitória (Progressistas), entregou, ao governador de Minas Gerais (Novo), Romeu Zema, em encontro na capital Belo Horizonte, o estudo coordenado por ele, junto ao colegiado, sobre “Retomada Econômica e Geração de Emprego e Renda no Pós-pandemia”, lançado no ano passado.

F5

Da Vitória e seu parceiro de Câmara dos Deputados, Evair de Melo (Progressistas), se reuniram na manhã desta quarta-feira (20) com o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (Progressistas/PI), para atualizar as movimentações eleitorais da sigla no Espírito Santo. A legenda já realiza diversos encontros por todo o Estado.

***

Ambiente digital nas eleições

As Comissões de Ciência e Tecnologia e de Comunicação da Câmara Federal aprovaram, nesta quarta-feira (20), requerimento do deputado federal Amaro Neto (Republicanos). O documento propõe a realização de audiência pública para discussão sobre o plano elaborado pela Anatel para combate à disseminação de fake news e utilização de inteligência artificial no período eleitoral.

***

Descontraído

A deputada estadual Iriny Lopes (PT) brincou com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos). O decano, nesta quarta-feira (20), estava bem brincalhão e a petista disse que ele lembrou o Marcelo dos velhos tempos, sem a investidura da liturgia que a presidência pede.

Aprovação

Em alusão ao Mês da Mulher, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 236/2023, de Camila Valadão (Psol), visando instituir mecanismos para integrar dados compilados de violência contra o sexo feminino.

Sem evitar fadiga

O deputado estadual Dr. Bruno Resende (União Brasil) protocolou projeto de lei que cria o Dia Estadual de Combate e Conscientização ao Sedentarismo, data esta a ser celebrada a cada 10 de março.

***

No QG do Esmeraldo

Reuniões envolvendo o MDB, do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), e o PSDB, representado pelo deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB), têm ocorrido no QG do deputado estadual José Esmeraldo, em Vitória. Tudo isso na presença do presidente local do MDB, o conselheiro aposentado e ex-deputado estadual Sérgio Borges, que está mais ativo do que nunca!

Muribeca é alvo de deputado do próprio partido: agressividade é desafio para eleição na Serra

Sinais

Ao que tudo indica, uma hora ou outra Esmeraldo vai voltar ao ninho emedebista…

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Em pleno Mês da Mulher, um político, dizem, teve conduta completamente inadequada perto de uma colega, para constrangimento geral dos que presenciaram o fato.

Tá na rede

“Estamos levando o SUS onde as pessoas estão e reduzindo as desigualdades. Essa é a Vila Velha do futuro, sendo construída por várias mãos. Viva Vila Velha!”

Arnaldinho Borgo (Podemos), prefeito de Vila Velha

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas