Nada foi confirmado, mas tudo indica que o martelo foi batido e o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) escolheu um quadro do Progressistas como vice na sua chapa de reeleição em Vitória. Na convenção do PP da capital, na manhã deste sábado (27), em discurso final Pazolini pediu uma foto com todos presentes na Câmara de Vitória gritando “dez mais um é Vitória 21”: a soma dos números de registro eleitoral das duas siglas – Republicanos é 10 e Progressistas é 11.
Durante a convenção que homologou a chapa de vereadores os discursos foram no sentido de seguir a parceria das duas siglas. O presidente municipal do PP, Marcos Delmaestro, destacou o equilíbrio partidário para política de qualidade. Afirmou que há mais de um ano os partidos caminham juntos, mas que antes disso Pazolini já entregava um mandato de qualidade, ainda que em muitos momentos tenha tomado medidas consideradas antipáticas.
Destacou ainda que o PP não saiu vitorioso no pleito de 2020, por não ter eleito vereadores, mas encerra o mandato com Anderson Goggi e o presidente da Câmara, Leandro Piquet. Ressaltou, ainda, a chegada de Cris Samorini, ex-presidente da Federação das Indústrias (Findes).
O vereador Anderson Goggi, que é vice-presidente do Progressistas na capital, disse que o partido cresceu e que graças à condução do presidente do Republicanos no Espírito Santo, Erick Musso, a parceria entre as siglas se estabeleceu. Ao prefeito, disse que tenta estudar a maneira de Lorenzo Pazolini pensar, mas que não é fácil. Contudo, reconhece ver no prefeito um político “fora da curva”, com quem seguirá caminhando.
Cris Samorini, ao ser convidada a falar, foi anunciada como nome à disposição para ser vice. Ao discursar, disse que Erick Musso mantém a expectativa até o último minuto. Já Piquet, apontado como grande liderança pelo presidente Delmaestro, destacou os espaços de liderança da Prefeitura de Vitória e da Câmara Municipal, comandada por dois delegados que chegaram juntos na política.
Pazolini encerrou o ato partidário acenando ao Progressistas, respondendo às falas anteriores, inclusive do presidente estadual e deputado federal Da Vitória – que falou sobre a necessidade de a marca do PP ter espaço na gestão nos próximos quatro anos. A convenção do Republicanos será dia 2 na sede do partido, e em 16 de agosto as duas siglas convocaram para grande ato de lançamento da candidatura de Pazolini a prefeito.