Um homem apontado como integrante de uma facção criminosa e que estaria escondido no Rio de Janeiro fez uma videochamada para ameaçar policiais e trabalhadores de uma empresa de internet durante uma operação no bairro Operário, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, nessa quinta-feira (19).
Tudo aconteceu quando a Polícia Militar (PMES) foi até o bairro após denúncias de que fios de internet haviam sido cortados durante a madrugada, deixando mais de 600 famílias sem o serviço. Segundo as informações repassadas às equipes, depois do corte, moradores teriam sido informados de que um grupo criminoso passaria a oferecer internet na região e que o serviço só poderia ser contratado com eles.
Os policiais foram até o local e encontraram funcionários de uma empresa de internet que trabalhavam para restabelecer a conexão. No local, um jovem foi visto mostrando o celular aos trabalhadores. Em seguida, ele também exibiu a tela aos militares.
Do outro lado da chamada estava um homem identificado como “Hugo”, conhecido como “HG”. De acordo com a polícia, ele mora atualmente no Rio de Janeiro e é investigado por ligação com o Comando Vermelho. Durante a videochamada, ele teria ameaçado os trabalhadores e os policiais, além de afirmar que instalaria internet clandestina no bairro Operário e expandiria o serviço ilegal para outras cidades do Noroeste do estado.
A prática é semelhante à adotada em comunidades do Rio de Janeiro, onde grupos instalam redes clandestinas e cobram pelo serviço sob intimidação.
Prisões e apreensões

Durante a operação, as equipes também identificaram movimentação suspeita em uma residência já monitorada por possível envolvimento com o tráfico de drogas.
No local, dois jovens foram vistos em uma escada de acesso à casa. Eles tentaram correr para dentro do imóvel, mas foram abordados na varanda. Outros dois estavam dentro da residência, e um deles foi flagrado tentando descartar drogas no vaso sanitário.
Na casa, foram encontrados materiais usados para embalar entorpecentes. Com apoio de um cão farejador, os policiais localizaram 33 tiras e 35 buchas de maconha no quintal. No interior do imóvel também havia 22 pedras de crack.
Ao todo, dois homens, de 18 anos, e dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram levados à Delegacia Regional de Colatina.
Segundo a Polícia Civil (PCES), os dois maiores de idade foram autuados por tráfico de drogas e encaminhados ao sistema prisional. Já os adolescentes assinaram um Boletim de Ocorrência Circunstanciado por ato infracional análogo ao tráfico e foram liberados após responsáveis assumirem o compromisso de apresentá-los ao Ministério Público quando solicitados.









