Uma operação realizada nesta sexta-feira (20) resultou na apreensão de R$ 48.235 em dinheiro, em Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. O valor foi encontrado durante uma investigação que apura um golpe aplicado contra uma empresa da região.
O caso começou a ser apurado após a empresa denunciar que sofreu uma fraude eletrônica que gerou prejuízo exatamente no mesmo valor encontrado pelos policiais. Nesta sexta-feira, a Polícia Civil deflagrou a operação e cumpriu cinco mandados de busca: três em Cachoeiro de Itapemirim, um em Marataízes e um em Itapemirim.
De acordo com o delegado-adjunto da Delegacia Regional de Itapemirim, Daniel de Araújo, o grupo investigado fazia compras pela internet em grande quantidade usando cartões de crédito vinculados a contas abertas com documentos falsos.
“O esquema consistia na criação de identidades fictícias para abertura de contas e geração de meios de pagamento fraudulentos, causando significativo prejuízo financeiro à empresa lesada”, explicou o delegado.
Durante as buscas, foram recolhidos celulares, computadores, documentos e comprovantes de transações que podem ajudar a entender como o golpe era aplicado e quem participou do esquema.
Segundo o delegado, outro ponto que chamou atenção foi o padrão de vida dos investigados. “Durante o cumprimento das diligências, foi constatado que os investigados apresentavam padrão de vida incompatível com os rendimentos declarados, com indícios de abertura sucessiva de novas empresas e construção de residências de alto padrão”, relatou.
Em um dos imóveis, os policiais encontraram os R$ 48.235 em espécie. Em outro endereço, também foram localizadas munições de uso restrito, situação que será apurada em separado.
Agora, todo o material apreendido passará por análise, inclusive com a verificação de dados armazenados em aparelhos eletrônicos, para dar continuidade às investigações.









