O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-Central), com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Secretaria da Justiça (SEJUS), deflagrou, nesta terça-feira (21), a quarta fase ostensiva da Operação Bethânia.
A investigação foi instaurada pelo GAECO para apurar a atuação de uma organização criminosa com base no município de Viana e regiões adjacentes. O grupo, de forma estruturada e contínua, dedicava-se ao tráfico de entorpecentes e a crimes conexos, como lavagem de capitais, homicídios, porte e posse ilegais de armas de fogo e munições. A ação também buscou colher provas das atividades ilícitas praticadas pelos investigados.
As diligências tiveram por finalidade o cumprimento de sete mandados de prisão temporária e 31 mandados de busca e apreensão nos municípios de Viana, Iconha, Domingos Martins e Vitória.
A deflagração contou com a participação de mais de 150 Policiais Militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, do Batalhão de Missões Especiais (BME), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), das Forças Táticas do 1º, 4º e 7º Batalhões e das 11ª, 13ª e 16ª Companhias Independentes, além de Policiais Penais da SEJUS, que atuaram nas buscas, apreensões e prisões dos investigados.
Até o momento, quatro pessoas foram presas, sendo que um dos investigados já se encontrava detido. Também foram apreendidos entorpecentes, dinheiro e diversos aparelhos celulares.
As investigações seguem sob sigilo judicial.