A trágica história do menino Ramon, que morreu aos 12 anos, em acidente de moto em São Gabriel da Palha, chama atenção sobre as culturas regionais e a responsabilidade dos pais. A crianças pilotava a moto com o irmão de 6 anos na garupa. Em entrevista à Rádio ES Hoje, o Tenente Lourenço, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Espírito Santo (BPTran) comentou o assunto.
Segundo o militar, muitos acidentes poderiam ser evitados com o cumprimento da lei e supervisão dos responsáveis. “Infelizmente, muitos acidentes ocorrem por conta de irresponsabilidade, seja do adolescente ou da criança, mas principalmente dos pais que permitem esse tipo de conduta”, afirmou o policial.
Ele também lembrou que o transporte de crianças em motocicletas é restrito pela legislação.
“A legislação de trânsito proíbe o transporte de criança com menos de 10 anos em motocicleta, não existe um equipamento apropriado, o correto é não fazer esse transporte”, orientou.
Lourenço reforçou que a fiscalização é constante, mas que só ela não resolve. A mudança, segundo ele, passa pela consciência do condutor e pelo respeito às regras de trânsito. A entrevista completa está disponível no player abaixo.