Local abandonado, cachorros com barrigas inchadas e gatos assustados. Esse foi o ambiente encontrado pela Polícia Civil (PCES), onde 21 animais estavam vivendo em condições de maus-tratos. O resgate dos 13 cachorros e oito gatos aconteceu nesta quarta-feira (29), em um ferro-velho, no bairro Rosário de Fátima, na Serra. Os animais ficavam no meio de móveis abandonados e carros enferrujados.
De acordo com a Polícia Civil, os animais foram resgatados por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), em conjunto com a Gerência de Bem-Estar Animal (GBEA), da Prefeitura da Serra. Tudo começou com uma denúncia de maus-tratos a animais.
O delegado Leandro Piquet, da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), relatou que, após a denúncia, a equipe foi até o ferro-velho para averiguar as informações.
“Eles estavam em condições extremamente precárias. O ambiente em que se encontravam era insalubre, com muitas fezes espalhadas, sem água fresca e sem alimento. Os cachorros estavam trancados em um cômodo, enquanto os oito gatos estavam confinados em outro, sem acesso a espaço adequado. Alguns desses gatos eram filhotes e todos estavam expostos a um forte cheiro de amônia, proveniente da urina acumulada”, explicou.
Uma das situações mais graves encontradas pela equipe foi a de um cachorro que estava confinado em uma espécie de banheiro, totalmente lacrado, com a porta pregada, sem possibilidade de sair.
“No pavimento superior do ferro-velho, encontramos o primeiro animal em um ambiente extremamente sujo, com fezes e sem comida. Esse cômodo era dividido por paletes e no cubículo do banheiro, havia mais dois animais. No final da construção, havia um terceiro cômodo com outros três animais. Além disso, outros cachorros estavam soltos pelo ferro-velho, todos sem alimentação adequada e sem qualquer condição de viver ali”, disse o delegado Leandro Piquet.
Ainda de acordo com o delegado, a equipe foi informada de que a pessoa responsável pela guarda dos animais passava esporadicamente no local, oferecendo alimentação e água, mas sem a frequência necessária para garantir o bem-estar dos animais.
“Não havia condições mínimas para criar qualquer animal naquele ambiente. O resgate dos 21 animais levou cerca de quatro horas e foi necessário o uso de três veículos e três equipes para transportar todos os animais. Alguns cachorros estavam tão debilitados que não conseguiam se locomover devido ao confinamento extremo e apresentavam dificuldades para descer escadas. Infelizmente, devido ao estresse do resgate, um dos cachorros veio a óbito no próprio local”, concluiu.
A Polícia Civil ressaltou ainda que um inquérito policial será instaurado a fim de identificar o proprietário do local e aplicar a devida punição. A polícia destaca que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima por meio do Disque-Denúncia 181, que também tem um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, o disquedenuncia181.es.gov.br. O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas.









