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O ano de 2013 dos capixabas fica marcado por manifestações

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Rodolpho Paixão – redacao@eshoje.com.br

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/12/20/1_dsc_0036-51051.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'52b4bf972624d', 'cd_midia':51045, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/12/20/dsc_0036-51045.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Dayana Souza', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '232', 'align': 'Left'}Qual foi o fato mais marcante no ano de 2013? Com esta pergunta a reportagem de ESHOJE foi às ruas conversar com os capixabas de diferentes classes sociais, raça e escolaridade. Entre separações, nascimentos e fatos inusitados que marcaram a vida pessoal, as manifestações realizadas no Espírito Santo e no restante do país deixaram a grande marca. Outros fatos lembrados foram a vinda do Papa Francisco ao Brasil, prisão de políticos no caso do Mensalão do vazamento de informações de espionagem feita pelos Estados Unidos em outros países.
Na memória dos capixabas, contudo, as manifestações populares a partir de junho tiveram mais peso. De acordo com o comerciante Urbano Santos, as manifestações foram o acontecimento mais marcante do ano, mas ainda teriam coisas para serem mudadas. O mesmo disse Roberta Ferro, estudante de mestrado em política: “Foi um fato positivo e que acrescentou à percepção política das pessoas”.
Segundo o professor de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Maurício Abdalla, muitos podem ser os motivos que fazem as pessoas se lembrar mais das manifestações do que de outros acontecimentos ocorridos durante o ano. ”Houve uma comoção popular muito grande fomentada pela mídia nacional e, além disso, as pessoas se viram representadas naquele momento”, afirmou.
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Para o professor de filosofia a dispersão do movimento pode ser explicada pela falta de consciência política. “Acredito que não houve uma tomada real de consciência política por parte da população em geral. (…) É comum as pessoas associarem a corrupção apenas com a classe política e se esquecer completamente da corrupção exercida por algumas empresas. Não existe uma corrupção simples em que o político simplesmente rouba para si o recurso público. Isso tudo é muito mais complexo e precisa ser estudado com maior cuidado pelas pessoas. É preciso deixar de lado a ideia de que a luta de classes existe entre políticos e sociedade civil”, finalizou Maurício Abdalla.
Previsões astrológicas preveem hexa do Brasil
A astrologia prevê um 2014 de grandes vitórias coletivas. E isso inclui o hexacampeonato do Brasil na Copa do Mundo – que será realizada no Brasil. De acordo com as previsões do Mago Augusto Summerview, serão favorecidas carreira profissional e o intercambio comercial e social, bem como a liberdade de expressão e articulações coletivas.
“Valorizar a autonomia para manter a independência de valores, pode ser a chave do futuro, mais não se deve abusar do cotidiano financeiro com abusos de poder e gastos supérfluos. Lembre-se, sempre, que, toda má ação gera uma reação e, não seria de bons modos tratarem seus semelhantes com desigualdades”.
A rota para o sucesso em 2014 estará voltada, segundo o esotérico, aos trabalhos em grupo, e quem tentar a individualidade poderá sofrer grandes prejuízos e até perder espaço na concorrência de mercado.
O mago prevê, também, que o futebol brasileiro será o grande marco da história, fazendo o publico delirar e ter orgulho do Brasil pela conquista da Copa do Mundo. “A imprensa Internacional, fará uma cobertura de primeiro mundo, mas estarão observando falhas e furos por vacilo de torcidas”, alerta Summerview.

Problema no sistema de dados atrasa renovação de CNH

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Leone Oliveira – redacao@eshoje.com.br

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A queda do forro de gesso da Central de Atendimento Renach (CAR), setor responsável pela emissão da CNH e da Permissão Internacional para Dirigir (PID), localizada em Santa Lúcia, próximo a FDV, na madrugada de 26 de novembro, contribuiu para o agravamento da situação já que o departamento ficou sem atividade por alguns dias.
De acordo com a vice-presidente da associação, Rosiana Binda, faltam postos de coleta biométrica para agilizar o processo de renovação da CNH. “A pessoa vai à clínica em Vila Velha ou Serra para abrir o processo, mas o cadastro biométrico só pode ser feito em dois pontos de Vitória, um na Reta da Penha e outro em Bento Ferreira. Acaba sendo um transtorno para o condutor e dá mais trabalho para as clínicas”, explicou.
O gerente operacional do Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Pedro Agostinho, reconheceu que houve uma falha, mas que ela foi rapidamente solucionada. “De fato, esta semana, tivemos um problema com o sistema para a renovação de carteiras de habilitação. O problema ocorreu por duas horas, mas logo foi solucionado. Os processos já estão normalizados. Em momento de muita procura, principalmente no fim do ano, pode acontecer do sistema apresentar problema devido à sobrecarga de informações”, afirmou ele que descartou a hipótese dos problemas terem ligação com a Central Biométrica.
Embora o gerente operacional tenha dito que a falha ocorreu e foi rapidamente solucionada, a vice-presidente do Acamptra disse que esses problemas ocorrem frequentemente e levam algum tempo para serem sanados.
“Ontem (19), ficamos o dia inteiro sem trabalhar por causa do sistema de renovação fora do ar. O problema foi geral, em todas as clínicas. Só voltou a funcionar depois das 17h. Fomos, pessoalmente, ao CAR e eles pediram para aguardar. Isso é constante. Eles sempre alegam que estão tentando solucionar”, declarou.

Abrigo de ponto de ônibus seja adaptado para cadeirantes e deficientes visuais

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A fim de garantir ampla inclusão das pessoas com deficiência motora no sistema de transporte público, o vereador Vinicius Simões (PPS) protocolou projeto de lei que dispõe sobre a instalação de novos abrigos de ônibus do transporte público municipal, priorizando modelos que possuam espaço para acomodação de usuários cadeirantes.
Os espaços reservados serão demarcados com o símbolo internacional para acessibilidade em tamanho visível. Além disso, os abrigos deverão ter rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil para atender aos usuários com deficiência visual.
Conforme registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no censo de 2010, foi constatado que 23,9% da população possui algum tipo de deficiência.
De acordo com o vereador, este projeto visa atender às diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. “Os cidadãos que possuem deficiência motora precisam executar tarefas comuns como estudar, trabalhar e ter o seu lazer, e esta medida visa facilitar o seu deslocamento, que inclui a espera pelo ônibus no abrigo do ponto”, considerou.

Câmara aprova projeto que regulamenta psicopedagogia nas escolas de Vitória

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A Câmara Municipal de Vitória (CMV) aprovou, nesta quinta (19), por unanimidade, Projeto de Lei de autoria do vereador Luiz Paulo Amorim (PSB) que dispõe sobre a regulamentação da inserção da atividade de psicopedagogia nas escolas da rede pública e privada de Vitória. O objetivo é diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem.
O projeto dispõe sobre a necessidade de inserir o psicopedagogo nas instituições escolares da rede pública municipal e regularizá-la nas escolas da rede privada de Vitória. Diagnosticado que o problema de aprendizagem tem origem no meio familiar, o atendimento será também estendido aos pais do aluno, para que juntos se alcance melhor resultado.
Se sancionado pelo prefeito, a lei garantirá assistência na área de psicopedagogia nas escolas públicas. “Faz-se urgente uma revisão do projeto educacional, das práticas escolares, de modo a melhorar a qualidade do que e de como se ensina. A resposta para este desafio é a inserção da prática psicopedagógica”, afirma o vereador.
Segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), a formação do psicopedagogo no Brasil vem ocorrendo em caráter regular e oficial, desde a década de 70, em instituições universitárias. Esta formação foi regulamentada pelo MEC em cursos de pós-graduação e especialização.

Câmara aprova projeto que obriga identificação de pontos de ônibus de Vitória

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Por unanimidade, a Câmara Municipal de Vitória (CMV) aprovou, nesta quinta (19), Projeto de Lei de autoria do vereador Luiz Paulo Amorim (PSB), que obriga a Prefeitura a instalar placas de identificação nos pontos de ônibus de Vitória.
Em seu site, a Prefeitura já traz a descrição do número do ponto de ônibus. No entanto, nas ruas os pontos não são identificados, o que acarreta alguns transtornos para os usuários de transporte coletivo, inclusive na hora de registrar alguma reclamação no telefone 156.
“Estamos atendendo à demanda dos moradores e acreditamos que essa medida vai facilitar a vida de quem depende de transporte público diariamente”, disse Amorim.

Três trechos no Espírito Santo estão entre os mais perigosos do país

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Danieleh Coutinho – danihcoutinho@eshoje.com.br

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O levantamento dá base para a Operação RodoVida que começou nesta quinta (19) com ação integrada com estados e municípios para intensificar a fiscalização e reduzir os acidentes de trânsito no Brasil no período de festas de fim de ano e férias (19 de dezembro a 31 de janeiro de 2014) e de carnaval (21 de fevereiro a 9 de março de 2014).
Em território capixaba foram apontados os trechos que ocupam a sétima, oitava e 19ª posições. O que registrou maior número de mortes, 13, vai do quilômetro zero ao quilômetro 10 da BR 262. Nele foram registrados 912 acidentes com 249 feridos. Seguindo o grau de periculosidade, na oitava posição ficou o trecho que vai dos quilômetros 260 a 270 na BR 101. No local morreram quatro pessoas, aconteceram 780 acidentes e 291 pessoas ficaram feridas.
Outro na BR 101 ficou na 19ª posição: trecho compreendido entre o km140 e km150. Nesta via houve três mortes, 364 acidentes e 227 feridos. Esse índice foi desenvolvido por estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da PRF. A atuação de fiscalização integrada será empregada com a realização de blitz nas vias que servem de acesso a esses trechos.
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Fiscalização – A Polícia Rodoviária Federal prevê mais de 1.130 ações de fiscalização, nas quais serão utilizados 920 novos veículos e mais 130 radares móveis. Essas ações de fiscalização estarão voltadas para motociclistas, alta velocidade, ultrapassagem e consumo de bebida alcoólica.
Foram definidas parcerias com os Departamentos de Trânsito dos estados, Polícia Militar e órgãos de trânsito municipais.
Saiba aqui quais são os 100 trechos mais perigosos nas rodovias federais do Brasil.
Cuidados para pegar a estrada no fim do ano
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O supervisor de treinamento técnico da Autoglass, Gilmar de Matos, revela que, em geral, as pessoas quando vão viajar só se preocupam com a parte mecânica do carro (alinhamento, balanceamento, verificação do óleo) e se esquecem de outros itens também importantes. De acordo com ele, é bom cuidar de problemas aparentemente sem relevância, por exemplo, uma pequena trincada do parabrisas pode ir aumentando e isso pode dar problemas com a fiscalização, além de atrapalhar a visibilidade do motorista.
Outra dica de segurança tanto para quem está viajando quanto para o carro, é a troca das paletas do limpador de parabrisas. “A vida útil da paleta é de um ano. Depois desse tempo, ela pode começar a arranhar o vidro e na chuva deixa o vidro embaçado com uma fina película de água. À noite, a situação piora”, afirma Gilmar.
A iluminação é outro ponto a ser revisado, principalmente as luzes de freio, faróis e lanternas. É necessário verificar se há lâmpadas queimadas e fazer a regulagem dos faróis. Algumas viagens acontecem à noite e a falta desses sinalizadores pode causar acidentes.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF-ES) também deu algumas orientações para os motoristas que vão pegar a estrada neste fim de ano. Antes de sair para pegar a estrada, conferir o estado dos seus pneus. Durante o trajeto, acender os faróis do veículo, independente do horário. Dessa forma, a visibilidade do veículo aumenta consideravelmente. Além disso, manter distância dos demais veículos e que o limite de velocidade seja sempre respeitado.
A PRF pede que os motoristas planejem o deslocamento, levando em consideração variáveis como horário da partida, itinerário, pontos de parada e as condições das rodovias.