O Espírito Santo passa a ter uma unidade do LIDE, uma das maiores redes empresariais do mundo. Um evento exclusivo para convidados, reuniu empresários e lideranças políticas, no Palácio Anchieta, em Vitória, para a inauguração do escritório local do grupo de executivos.
O ex-governador de São Paulo e co-chairman do LIDE, João Doria, veio ao estado para o evento e foi recebido pelo presidente do LIDE Espírito Santo, Thiago Santos, e pelo governador do Estado, Renato Casagrande. O LIDE conta com 26 unidades no Brasil, conectando mais de 4 mil executivos globalmente e representando 52% do PIB nacional. A unidade no Espírito Santo já tem uma agenda consolidada para 2025, com 12 eventos planejados para atrair investimentos. No estado, o Conselho Estratégico do LIDE é composto por executivos de segmentos importantes. Integram o grupo: Sidemar Acosta, Paulo Baraona, Valcemiro Nossa, Rodrigo Miranda, Paulo Henrique Correa, Francisco Carvalho, Flávia da Veiga, Ana Paula França e Flávia Milanez Milaneze.
Serra
A Prefeitura Municipal da Serra anunciou que está concluindo os preparativos para iniciar a construção de uma nova via de conexão entre a Avenida Norte Sul, no bairro Taquara, o Civit I e a BR-101. O projeto faz parte de uma operação de crédito internacional em fase de conclusão e tem como objetivo criar um corredor logístico na cidade.
Empresas e Terceiro Setor
Mercado Municipal
Após duas décadas de portas fechadas, o Mercado da Capixaba, localizado no Centro da Capital, vai abrir por completo. Inaugurado nas vésperas das eleições municipais deste ano, o espaço tem recebido atrações culturais, mas sem o funcionamento das lojas. Os módulos comerciais, onde devem ser ofertados serviços como os de restaurantes, bares, mercearias, livrarias e floriculturas, devem ser abertos ao público na segunda quinzena de janeiro de 2025.
Comenda
A Assembleia Legislativa (Ales) promoveu, na noite da última quarta-feira (11), sessão solene para entrega da Ordem do Mérito Domingos Martins – a mais alta honraria da Casa, e de Títulos de Cidadão Espírito-Santense. Foram homenageadas 85 pessoas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do estado. Entre os homenageados da noite, o colunista do jornal ES Hoje, o Chef Ricardo Bodevan, e o Presidente do Banestes, Amarildo Casagrande.
Concurso Cultural
Oito estudantes de escolas das regiões de atuação do sistema regional Sicoob ES foram selecionados para representar suas instituições na etapa nacional do Concurso Cultural do Sicoob, que será realizado no dia 13 de janeiro de 2025, em Brasília. A iniciativa incentiva a reflexão sobre cooperação, sustentabilidade e senso de comunidade entre crianças e adolescentes do Ensino Fundamental.
Conferência Internacional
Rodízio
Nesta sexta (13), abre as portas o na Praia do Canto, o maior rodízio do Estado com capacidade para 400 pessoas e uma mega estrutura. É o La Gula Famiglia Pastrini, uma fusão do empresário Roberto Oliveira, presidente do grupo Famiglia Pastrini de Brasília (DF), referência em rodízio de massas e pizzas, com os empresários capixabas Emerson Mariano e Geminiano Comes, sócios proprietários do grupo GE Food and Drink, do rodízio La Gula Comideria.
Confraternização
Navio
Neste sábado (14) e domingo (15), o Navio Patrulha Oceânico “APA” estará aberto ao público, proporcionando uma experiência única para quem deseja explorar a imponente embarcação da Marinha do Brasil. O navio estará atracado no Porto de Vitória, e a visitação faz parte das comemorações pelo Dia do Marinheiro, celebrado na sexta-feira, 13 de dezembro.
Parabéns
A coluna deseja felicidades aos queridos Alessandra Tonini, Dani Ewald, Toninho Lima e Luciano Honorato que hoje, dia 13 de dezembro, completam mais um ano de vida.
Reforma tributária
Douglas Vaz, que preside o Sindicato da Construção Civil, ficou animado com o relatório da reforma tributária apresentado nesta semana em Comissão do Senado. Entre os pontos mais importantes, foi contemplada a adoção de um regime de transição e houve um bom avanço na revisão do redutor de alíquota. Na avaliação do presidente, o modelo de transição estabelece maior segurança jurídica para as empresas, gerando previsibilidade para a conclusão de empreendimentos em curso. Já o novo redutor equaliza melhor o impacto da reforma tributária sobre o setor, tornando possível um menor ajuste nos preços ao consumidor, especialmente para a aquisição de imóveis e aluguel.