Dólar Em baixa
5,114
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,114

Mais de 550 servidores do sistema prisional capixaba foram infectados pela Covid-19

Desde o início da pandemia, o sistema prisional do Espírito Santo registrou 552 casos do novo coronavírus (Covid-19) entre os servidores e três óbitos. Os dados foram informados pela Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), considerando até o dia 2 de setembro.

De acordo com a Sejus, entre a população carcerária são 716 casos da doença, sendo 686 curados, três óbitos e outros 28 ativos.

De acordo com o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ), no sistema socioeducativo, até o dia 31 de agosto, havia 80 internos doentes.

Ainda segundo o CNJ, em todo o Brasil, foram 29.403 casos confirmados no sistema prisional brasileiro até o dia 31 de agosto, incluindo servidores e pessoas presas. Os dados representam um aumento de 50,6% dos casos nos últimos 30 dias. No mesmo período, 183 óbitos foram registrados, o que configura um aumento de 22,8% nos últimos 30 dias.

Dos casos registrados entre pessoas presas no Brasil, 31,8 % foram na região sudeste. Entre os casos de servidores infectados, 24,8% são da região sudeste.

Inquérito Epidemiológico

No Espírito Santo, a Secretaria da Justiça (Sejus) está realizando, desde a última segunda-feira (31), um Inquérito Epidemiológico no sistema prisional capixaba. O  monitoramento, realizado em conjunto com a Secretaria da Saúde (Sesa), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), realizará cerca de dois mil testes rápidos para Covid-19 na primeira etapa, abrangendo internos custodiados, servidores penitenciários e profissionais de saúde.

Sejus

Por nota, a Secretaria da Justiça (Sejus) informou que disponibiliza dados diários sobre a Covid-19 no sistema prisional online, bem como no Portal Coronavírus.

Sobre o Inquérito, a Sejus informa que ele é realizado em duas fases, com conclusão prevista para o mês de outubro. E que não irá repassar dados parciais das atividades coletadas antes deste período.

Na primeira etapa, internos, servidores penitenciários e profissionais da saúde serão testados até a próxima sexta-feira (4), de acordo com o sorteio aleatório feito pela metodologia desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas