Dólar Em baixa
5,600
22 de julho de 2024
segunda-feira, 22 de julho de 2024
Vitória
20ºC
Dólar Em baixa
5,600

Julho Verde: vape aumenta preocupação dos médicos com tumores que podem somar mais de 118 mil casos em 3 anos

Tabagismo, consumo excessivo de álcool e má higiene bucal já estavam entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de cânceres de cabeça e pescoço. Porém, um novo elemento tem trazido preocupação aos médicos: os cigarros eletrônicos (vape), que contêm substâncias tóxicas e cancerígenas, como glicerol, propilenoglicol e formaldeído.

O Julho Verde é uma campanha que tem como objetivo aumentar a circulação de informações e amplificar a conscientização da sociedade sobre as causas, os sintomas e a prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço, como explica o médico cirurgião Marco Homero de Sá.

“É fundamental alertar toda a população sobre os sinais que podem indicar a presença de um tumor na cabeça e pescoço. Esses cânceres podem afetar áreas como boca, nariz, garganta, tireoide, laringe, faringe e glândulas salivares”, alerta o cirurgião de cabeça e pescoço.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de novos casos dessas doenças deve ultrapassar a marca dos 118 mil no acumulado entre 2023 e 2025.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento de cânceres desse tipo, o uso de cigarros eletrônicos tem alarmado os especialistas. Apesar de não haver estudos fazendo uma ligação direta entre o uso desses dispositivos e o desenvolvimento dos tumores, sabe-se que as substâncias presentes têm potencial tóxico e cancerígeno.

“Não por acaso, a Anvisa proibiu a comercialização dos cigarros eletrônicos no Brasil, em abril, baseando-se em documentos da Organização Mundial da Saúde e da União Europeia sobre o tema”, relembra Homero.

A preocupação é maior devido ao sucesso que o produto faz com os mais jovens, uma geração que não conviveu com as campanhas massivas de desestímulo ao tabagismo existentes décadas atrás.

Segundo dados da Coordenação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, 25% das pessoas entre 18 e 24 anos estão tendo a primeira experiência com o fumo por meio do cigarro eletrônico, índice que aumentou 20% em 2023.

Além do tabagismo, o consumo frequente de álcool, a infecção por HPV devido à prática de sexo oral sem proteção e a má higiene bucal estão entre os principais contribuintes para o desenvolvimento desses tumores.

“As pesquisas indicam que a proliferação de bactérias na boca pode favorecer a liberação de substâncias nocivas. Por isso, manter uma higiene bucal adequada também é um fator de prevenção”, afirma a dentista oncológica Beatriz Coutens.

Sintomas

Para Marco Homero, uma das principais funções da campanha Julho Verde é estimular as pessoas a não minimizar sintomas e investigá-los ao perceber que eles estão levando mais tempo do que o normal para se resolverem. Quando descobertos no início, os cânceres de cabeça e pescoço podem ter até 90% de chances de cura.

“Dificuldades ao engolir, feridas na boca que persistem por mais de duas semanas e podem ser confundidas com aftas, ou mudanças persistentes na voz, são sinais que podem indicar um tumor em desenvolvimento”, detalha o médico.

Devido à complexidade dos tecidos e órgãos afetados, os tratamentos para os tumores de cabeça e pescoço podem variar. A cirurgia é frequentemente usada para remover os tumores, mas outros recursos, como radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, podem ser indicados conforme cada caso.

Fique atento a alguns sinais e sintomas

– Aparecimento de nódulo no pescoço;
– Manchas brancas ou avermelhadas na boca;
– Ferida que não cicatriza em duas semanas;
– Dor de garganta persistente por mais de 15 dias;
– Dificuldade ou dor ao engolir;
– Alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas