Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Técnicos da Força Nacional do SUS estão em Mimoso do Sul para atender vítimas das chuvas

Está em Mimoso do Sul a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS). A equipe composta por cinco técnicos chegou ao município nesta quinta-feira (28), após o Governo do Estado solicitá-la ao Ministério da Saúde, em decorrência das fortes chuvas que devastaram a cidade, no último fim de semana.

O acionamento da FN-SUS se baseia, legalmente, no Decreto nº 501-S, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, no último sábado (23). Por meio desse ato, o governador Renato Casagrande decretou a Situação de Emergência em Mimoso do Sul e em outros 12 municípios sulinos também afetados.

Os cinco profissionais de saúde (um médico e quatro enfermeiros) têm ampla experiência em situações de desastre. A Força Nacional contribuirá com orientações técnicas, ações de busca ativa e monitoramento de pacientes, atendimentos, liberação de medicamentos e apoio na reconstrução da rede de atenção à saúde local. A equipe ficará subordinada à Secretaria da Saúde (Sesa) e à Secretaria Municipal de Saúde.

Inicialmente, a FN-SUS dará suporte ao Hospital Apóstolo Pedro, apoiando e direcionando ações a partir do aumento de demandas a surgirem na unidade. Também atuarão nas avaliações do cenário de Mimoso do Sul e de municípios do entorno – para, se necessário, acionar mais profissionais – e a criação de novos pontos estratégicos para oferta de serviços de saúde.

“De nossa parte, continuamos a encaminhar materiais e medicamentos. Mesmo assim, estamos monitorando para não haver excesso de estocagem e, com isso, desperdícios. No mais, parabéns à equipe pela apresentação e pelas ações feitas até agora. Mas ainda temos muito trabalho pela frente”, destacou Miguel Duarte.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas