Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,116

Cannabis medicinal no SUS é desafio, apesar da Lei

No dia 16 de novembro de 2023, foi promulgada a Lei Ordinária nº 11.968 no Espírito Santo, determinando o fornecimento gratuito de medicamentos formulados à base de Canabidiol (Cannabis medicinal) tanto nas unidades de saúde pública estadual quanto nas unidades privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, mais de 90 dias após a vigência da Lei, pouco se fala sobre como acessar esse direito.

Apesar da existência da lei, a regulamentação necessária para implementar o fornecimento pelo SUS ainda não foi concluída. Sem esse processo de licitação e a definição dos fornecedores, os medicamentos à base de Canabidiol não estão prontamente disponíveis nas unidades de saúde, levando a negativas frequentes quando os pacientes buscam esse tipo de tratamento.

A advogada e ativista do uso medicinal da Cannabis, Litza Aoni, explicou que o caminho para acessar o tratamento via SUS é judicial. “A pessoa precisa ter a negativa por escrito do SUS e a prescrição médica detalhando a necessidade do medicamento. Com esses documentos, é possível entrar com uma ação judicial e obrigar o Estado a fornecer o medicamento”, explica.

De acordo com a advogada, a ausência de um processo de licitação e a necessidade de importar os medicamentos muitas vezes resultam em custos elevados, limitando o alcance desses tratamentos.

“Cada processo judicial gera a compra de um único medicamento, muitas vezes com valor superfaturado que as empresas importadoras cobram. Diante da decisão judicial, a Secretaria de Saúde acaba tendo que comprar o medicamento que consta no processo e que, muitas vezes, não é o de melhor qualidade e valor”, afirmou a advogada.

A regulamentação, diz Litza, permitiria a compra em larga escala dos medicamentos, reduzindo custos e otimizando o uso dos recursos públicos.

Em nota, a Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (GEAF) da Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), respondeu que não fornece produtos à base de Canabidiol nas Farmácias Cidadãs Estaduais, e que, no ano de 2023 atendeu, por meio de decisão judicial, 75 pessoas, com esses produtos.

Segundo a GEAF, o custo anual de aquisição destes itens foi de R$ 2.507.420,26. Para os produtos importados, que são a maioria das solicitações, ainda existem os custos para nacionalização dos medicamentos por meio do Serviço de Despachante Aduaneiro. No ano de 2023, o custo com esse serviço foi de R$ 43.509,81.

Além disso, a Sesa afirma que produtos à base de Canabidiol não são padronizados, ou seja, não estão inclusos na relação de medicamentos adquiridos de forma programada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“No Brasil, a recomendação de incorporação de tecnologia no SUS é feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia (CONITEC/MS). No mercado brasileiro existe apenas um produto derivado de cannabis registrado como medicamento”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas