Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Médica alerta sobre aumento do risco de doenças cardíacas no inverno

O inverno, que começa oficialmente nesta quinta-feira (21), além de trazer mais frio, pode aumentar os riscos de agravar as doenças cardíacas. Segundo a American Heart Association (Associação Americana do Coração), as baixas temperaturas aumentam em cerca de 25% a incidência de dessas patologias.

Os riscos crescem em especial para pessoas que já sofrem de problemas do coração ou que apresentam alguma predisposição.

A cardiologista Viviane Coutinho explicou que pacientes de maior risco cardiovascular (hipertensos, diabéticos, com colesterol elevado, fumantes e obesos), devem evitar a variação súbita de temperatura, pois o choque térmico pode levar a infarto, angina, arritmia, problemas de circulação e acidente vascular cerebral (AVC).

“Os receptores neuronais da pele, ao perceberem a queda na temperatura, estimulam a liberação de substâncias chamadas de catecolaminas, que levam a diversos efeitos, dentre eles o estreitamento dos vasos sanguíneos. Isso leva ao aumento da pressão arterial, que pode levar a ruptura de placas de gordura no interior das artérias. Esse é o mecanismo básico das doenças cardiovasculares”, explicou a cardiologista Viviane Coutinho, da GlobalMed Vitória.

A médica informou, ainda, que a queda da temperatura capaz de provocar esses efeitos é em geral abaixo dos 14ºC. Nesse caso, pode haver liberação de grande quantidade de catecolaminas, que, em última análise, pode levar a hipertensão arterial, que é um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares.

“As temperaturas frias fazem com que a circulação sanguínea nos membros inferiores seja dificultada, o que pode complicar doenças de circulação já existentes”, alertou.

Outro cuidado que deve ser tomado é com a alimentação. “Nessa época do ano, as pessoas costumam ingerir alimentos mais calóricos e ricos em gordura, além de reduzir a atividade física. Por outro lado, aumentam também os índices de infecções respiratórias, que podem ser um importante fator para descompensar doenças cardíacas”, esclareceu a cardiologista.

Dentre as recomendações, a especialista orientou que as pessoas devem procurar manter a rotina de cuidados com alimentação e exercícios, para que a alteração do padrão alimentar não leve a ganho de peso e sobrecarga cardíaca, com consequente descompensação de doenças pré-existentes.

“Caso o paciente esteja programando viagem para locais com temperaturas muito abaixo do que está acostumado em sua cidade, deve-se atentar para o agasalhamento adequado, bem como a hidratação, uma vez que sentimos menos sede em relação ao verão”, concluiu a médica.

Fique ligado:

– Hipertensos, diabéticos, pessoas com colesterol elevado, fumantes e obesos devem evitar a variação súbita de temperatura, pois o choque térmico provocar infarto, angina, arritmia, problemas de circulação e acidente vascular cerebral (AVC).
– Mesmo no período frio, não suspenda a atividade física, que é muito importante para evitar problemas cardiovasculares e outros problemas de saúde.
– Evite ingerir alimentos muito calóricos e ricos em gordura, mais comuns nessa época do ano.
– Se for viajar para algum lugar com baixas temperaturas, procure se agasalhar bastante e ficar atento à hidratação, uma vez que é comum sentir menos sede em épocas mais frias.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas