Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,116

Começa nesta quinta (28) “Festival da Torta Capixaba 2024” na Ilha das Caieiras

Bacalhau desalgado, caranguejo e siri desfiado, camarão cozido, palmito natural, tomates, ovos, cebolas, coentro. Esses e outros ingredientes fazem parte da receita básica do mais famoso prato da culinária do Espírito Santo: a torta capixaba. É ela que ganhará protagonismo a partir desta quinta (28) no “Festival da Torta Capixaba 2024” que tem início a partir das 10h na Ilha das Caieiras em Vitória.

O Festival, que vai até o próximo domingo de Páscoa (31), reunirá culinária, música e artesanato no recanto mais bucólico da capital. Feito na tradicional panela de barro, o prato anfitrião do festival encanta nativos, moradores e turistas e promete reunir em seu entorno uma multidão de pessoas.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), por meio da Secretaria de Cultura (Semc) e Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), e recebe apoio da Associação de Pescadores e Marisqueiros da Ilha das Caieiras e Grande São Pedro (Aspemade), do Movimento Comunitário Ilha das Caieiras e Sicoob.

A marisqueira Rosane Pereira da Silva, que trabalha há 46 anos com mariscos, é só alegria. Ela vê na festa uma oportunidade de renda extra. “Sempre trabalhei nos festivais. A gente espera o ano todo por essa data. Há muitos anos fazíamos em casa, mas com a festa, conseguimos dar uma “rendida” no capital da gente. É maravilhoso”, declarou.

Para o secretário municipal de Cultura, Edu Henning, a realização do festival traz reconhecimento para os profissionais da culinária capixaba, geração de emprego e renda, fomento do turismo e divulgação da arte e cultura regional.

“Temos a partir de quinta-feira (28) um evento que por si só é de uma potencialidade gigantesca. Essa é sem dúvida alguma a festa mais tradicional da Semana Santa dos capixabas. Durante meses preparamos tudo com muito carinho e iremos oferecer toda infraestrutura para que o público possa desfrutar de momentos agradáveis de lazer. Vai ter boa comida, mas vai ter também boa música com grandes nomes da música regional. Venham!”, convida o secretário.

“O Festival da Torta Capixaba, na Ilha das Caieiras, é mais do que uma simples degustação de tortas – é uma celebração da rica cultura e tradição culinária da região. Localizado em um bairro histórico, o evento oferece uma oportunidade única para que visitantes e moradores mergulhem na essência de Vitória, explorando suas raízes e sabores autênticos. Além da comida, o festival destaca a identidade cultural que permeia cada aspecto da nossa encantadora ilha”, destacou Marcus Gregório, Diretor Presidente da CDTIV.

Alimentação

Se engana quem pensa que só de torta capixaba será feito o festival. No recanto mais bucólico da capital será possível degustar também outras delícias da culinária capixaba como bobó de camarão e moqueca além de quitutes mais simples, também a base de frutos do mar, como pastel de siri e empada de camarão.

De acordo com o presidente da Aspemade, Welligton Leonel da Silva Júnior os preços variam. “Vai ter torta mais baratinha a partir de R$ 10 reais até as mais elaboradas. O preço médio do quilo praticado é de R$ 170. Aí os valores vão variando de acordo com o tamanho da torta”, explica.

Em 2023 foram comercializados aproximadamente três toneladas de alimentos e a expectativa é que o sucesso se repita.

Estrutura

A prefeitura de Vitória disponibilizará 33 barracas que junto a 12 restaurantes vão participar das vendas dos alimentos.

A Prefeitura informa que a rua Felicidade Correa dos Santos, entre a rua Amadeu Muniz Correa e a avenida Beira Mar, na Ilha das Caieiras, estará totalmente interditada nos dias de festa. O trânsito será desviado para as ruas próximas.

Programação cultural

A festa, além da comercialização de comidas, bebidas e artesanato, contará com atrações musicais culturais especialmente “escaladas”. A grande novidade em 2024 é o dobro do número de conjuntos e artistas, 12 no total, se apresentarão nos quatro dias de Festival. Em 2022 foram sete e no ano passado seis.

Na quinta-feira (28) o jazz instrumental de Gean Pierre e o pop rock de Felipe Pelissari dão as boas vindas ao público a partir das 11 horas.

A sexta-feira (29) contará com quatro apresentações: Alexandre Borges Quinteto abre a programação às 10 horas seguido de Thiago Vieira Trio às 12 horas. Na sequência Nana Marchant e Trio se apresentam às 14 horas e Nanno Vianna às 16.

Ponto alto do sábado de aleluia (30) a Orquestra da Fundação Beneficente Praia do Canto apresenta o projeto “Som das Caieiras para os Capixabas” às 10 horas. O almoço é ao som de Chorou Bebel às 12 horas com Banda L-20 logo em seguida.

Fechando a programação cultural do Festival da Ilha das Caieiras 2024, no domingo (31), Ana Rita e Banda apresentam o show “Para sempre Chico Buarque” às 10 horas, Beco 48 mistura MPB e Pop Rock Internacional às 12 horas e Duo Severino encerra a festa às 14 horas.

Confira a programação na íntegra:

Quinta-feira (28/03)

11h – Gean Pierre (Jazz Instrumental)

13h – Felipe Pelissari (Pop Rock)

Sexta-feira (29/03)

10h – Alexandre Borges Quinteto (MPB)

12h – Thiago Vieira Trio (MPB)

14h – Nana Marchant e Trio (MPB e Bossa Nova)

16h – Nanno Vianna (Rock)

Sábado (30/03)

10h – Orquestra da Fundação Beneficente Praia do Canto

12h – Chorou Bebel (MPB)

14h – Banda L-20 (Pop Rock)

Domingo (31/03)

10h – Ana Rita e Banda (MPB)

12h – Beco 48 (MPB e Pop Rock Internacional)

14h – Duo Severino (Pop Rock).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas