Dólar Em baixa
5,105
19 de maio de 2024
domingo, 19 de maio de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,105

26 bombeiros do ES atuam no RS a partir de hoje (6)

Vinte e seis bombeiros do Espírito Santo vão atuar no Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (6), em apoio as chuvas que atingem o Estado. São 11 que chegaram dia 3 de maio e 15 que chegam hoje.

Os bombeiros capixabas estão com dois cães, embarcações e três estações móveis de tratamento, cada uma capaz de filtrar 1.500 litros de água por hora (o equipamento transforma a água impropria em água potável, para consumo humano), além de barcos. Eles saíram do Quartel do Comando-Geral dos Bombeiros, em Vitória, no início da manhã, e a previsão é que a viagem dure dois dias.

A equipe é composta por especialistas em desastres e mergulhadores, integrantes do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd) do CBMES. “Eles não vão ficar dependendo da força local, que já está muito atarefada. Ter bombeiros e uma Defesa Civil equipada e organizada como temos hoje nos permite ajudar outro Estado, distante, como é o Rio Grande Grande do Sul”, disse o governador, Renato Casagrande.

Casagrande reforçou que segue a disposição do Comando do Rio Grande do Sul para ajudar nos trabalhos de um dos maiores desastres ambientais da história do estado gaúcho.

Até o momento, 78 morreram no Rio Grande do Sul. Há 105 desaparecidos e 175 pessoas feridas. Segundo a Defesa Civil, 134,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 18,4 mil em abrigos e 115,8 mil desalojadas.

O secretário estadual de segurança pública, Eugênio Ricas, disse que o ES  tem o quinto maior efetivo do país ajudando o Rio Grande do Sul. “Somos pequenos na geografia mas grandes em solidariedade e agora conseguimos dar esse apoio importante aos irmãos do RS”.

Primeira equipe já está atuando

O grupo de 11 militares que chegou ao Rio Grande do Sul no domingo (5) já está atuando. Os bombeiros capixabas foram designados para auxiliar no resgate de famílias ilhadas na cidade de São Leopoldo, em apoio aos militares do 2ª Batalhão do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul. Os bombeiros capixabas utilizam embarcações e equipamentos próprios.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas