Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,116

Defensoria identifica seis comunidades em situação de emergência em Mimoso do Sul

A Defensoria Pública do Espírito Santo, por meio do Núcleo de Desastres e Grandes Empreendimentos (Nudege) e da Coordenação Cível, intensificou os atendimentos aos municípios do Sul do Estado atingidos pelas fortes chuvas do último final de semana. A primeira medida da Instituição tem sido o mapeamento das áreas afetadas para ajudar a identificar as emergências, e auxiliar o poder público na distribuição de recursos para a população.

Nas áreas identificadas pela Defensoria, cerca de 325 pessoas perderam tudo e estão isoladas em diversas localidades de Mimoso do Sul. As comunidades são formadas por pescadores e algumas são assentamentos, todas em áreas rurais, são elas: Campo de Limeira (Itabapoana), 47 famílias; Cachoeira das Garças, 70 famílias; União, 56 famílias; Che Guevara, 45 famílias; Rancho Alegre, 56 famílias, e Palestina, 50 famílias.

“Toda a região foi afetada, mas a Defensoria está atuando com especial atenção no recebimento de demandas de comunidades e regiões que se encontram isoladas em virtude dos impactos das chuvas, como assentamentos e comunidades pesqueiras”, explica o defensor público Rafael Portella, do Nudege.

De acordo com a Defensoria, a principal preocupação é destinar água potável e comida para as famílias que estão completamente isoladas e ainda não receberam recursos. A Instituição já acionou a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) para informar a situação e solicitar o envio de ajudar às comunidades, que estão situação de extrema vulnerabilidade. A Defensoria também acionou o Incra.

A Instituição está atuando em todos os municípios afetados, com inspeção nos abrigos das cidades e reuniões com os órgãos públicos estaduais e municipais, para avaliar as necessidades e agir com maior eficiência e eficácia durante o primeiro estágio do desastre.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas