A partir de agora, o pedido para obter ou renovar o Certificado de Registro de Atividade Florestal (CRAF) no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) deve ser feito de forma digital. A nova forma de solicitação otimiza o acesso pelos requerentes e agiliza os encaminhamentos.
De acordo com o diretor-geral do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, o Instituto tem buscado ampliar os serviços disponíveis online. “A ideia é garantir melhor acesso ao cidadão e também acelerar os fluxos internos. Para os pequenos produtores com dificuldade de acesso à internet, estamos mantendo a possibilidade de solicitação do serviço em nossas unidades locais”.
CRAF
O CRAF é um registro obrigatório para pessoas físicas ou jurídicas que explorem, beneficiem, consumam, transformem, industrializem, utilizem e comercializem produtos ou subprodutos florestais, como madeira, lenha, cascas, folhas, sementes, entre outros.
O certificado de registro tem a validade do ano civil (sempre até 31 de dezembro) e deve ser renovado anualmente (entre 1º de janeiro e 31 de março).
Para saber mais sobre o serviço, a documentação exigida e como solicitar, acesse este link. As atividades florestais realizadas sem registro são passíveis de autuação, embargo, interdição e apreensão dos materiais. Em caso de encerramento das atividades, o registro deve ser cancelado por meio de requerimento formal ao Idaf, que também pode ser feito pelo mesmo link.











