Dólar Em baixa
5,118
30 de abril de 2024
terça-feira, 30 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,118

Projeto inédito conserva vestimentas sacra do Convento da Penha

Com o objetivo de catalogar, proteger e valorizar vestimentas usadas em Nossa Senhora e demais imagens sacras do Convento da Penha, um projeto inédito no Espírito Santo contempla mais de 200 peças têxteis do acervo de esculturas do santuário, um dos mais antigos do Brasil.

Entre os artefatos, constam mantos, túnicas, anáguas, sobrevestes, vestidos camisola e laços, além de outros artefatos que estão sendo nomeados e catalogados. As vestes foram feitas em tecidos de veludo, cetim, tafetá, cambraia, com rendas e bordados realizados à mão e à máquina.

“A execução desse trabalho contribuirá para a preservação de nossas memórias culturais, religiosas e históricas”, destacou Fuviane Galdino Moreira, coautora e coordenadora técnica do projeto intitulado “Inventário e conservação preventiva das vestes têxteis do acervo escultórico do Convento da Penha, em Vila Velha–ES”. As atividades são executadas com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e ainda contam com o apoio de voluntários do Convento da Penha.

“A conservação preventiva de vestes têxteis de esculturas sacras contribui para que se resguarde a trajetória histórica e devocional da peça”, ressaltou Carolina Morgado Pereira, especialista em conservação preventiva de têxteis e vestuário, e coautora deste projeto.

Após a conclusão dos trabalhos, as peças poderão ser conferidas pelo público em geral por meio de um catálogo em forma de e-book.

 

As fichas de inventário e de conservação estão sendo preenchidas pelas Assistentes de Museologia e Conservação têxtil, Carolina Lima Ávila e Flávia Zanardini Alves Rosa, sob a orientação da museóloga Anne Teixeira Barcellos, e supervisionadas por Carolina Morgado e Fuviane Moreira.

Anne também é responsável pelo arrolamento desses bens e enfatiza que a catalogação desse acervo sacro têxtil contribui para a sua valorização e legitimação como patrimônio da sociedade capixaba.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas