Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,116

Guarda compartilhada ultrapassa metade das sentenças de divórcios no ES

A guarda compartilhada dos filhos menores passou de 45,6% em 2021 para 51,3% em 2022, no Espírito Santo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Do total de 4.559 divórcios judiciais concedidos em 1ª instância em 2022 no Estado, 2.824 (61,9%) envolviam famílias com filhos menores de idade. No Brasil, esse percentual passou de 34,5% para 37,8% no mesmo período.

Já o percentual de divórcios em que as mulheres são responsáveis pela guarda dos filhos menores caiu de 48,0% para 43,1% entre 2021 e 2022 no Espírito Santo.

De acordo com a advogada Elisa Silvino, do escritório Nunes e Silvino, a guarda compartilhada não é apenas um termo legal, mas uma mudança significativa na dinâmica familiar. Além disso, ela afirmou que é um equívoco comum pensar que guarda compartilhada significa dividir o tempo do filho ao meio entre os pais. Na verdade, a guarda busca um equilíbrio que atenda ao melhor interesse da criança.

“É a regra geral adotada na legislação brasileira. Nela, ambos os pais têm igualdade de responsabilidades e direitos sobre os aspectos vitais da vida dos filhos. Isso significa que todas as decisões importantes envolvendo os menores são tomadas em conjunto, valorizando sempre o bem-estar”, explicou.

Segundo a advogada, são os deveres dos pais na guarda compartilhada:

  • Decisões Conjuntas: Ambos os pais devem tomar decisões juntos sobre questões importantes da vida da criança, como educação, saúde, atividades extracurriculares e decisões religiosas.
  • Sustento Material: Ambos têm o dever de contribuir para a manutenção material da criança, conforme sua capacidade financeira. Isso pode se traduzir em pagamentos de pensão alimentícia ou em outras formas de suporte financeiro.
  • Manutenção da Convivência: É dever dos pais manter e fomentar a convivência do filho com o outro genitor, facilitando o acesso e evitando alienação parental.
  • Informações e Comunicação: Os pais devem manter um ao outro informado sobre eventos significativos ou problemas que possam afetar o bem-estar da criança.
  • Flexibilidade: Os pais devem ser flexíveis nas questões de rotina, horários e outras situações, para que a criança não seja prejudicada.
  • Cuidados de Saúde: Os pais devem compartilhar informações sobre a saúde da criança, consultas médicas, medicamentos e tratamentos, e tomar decisões juntos.
  • Cooperação: Deve haver uma cooperação mútua entre os pais, principalmente em situações de emergência ou que exigem uma tomada de decisão rápida em prol da criança.

“Esse sistema reconhece que a presença ativa de ambos os pais é fundamental para o desenvolvimento saudável e emocional dos filhos”, ressaltou Elisa Silvino.

A advogada comentou ainda que, embora seja a regra adotada na legislação brasileira, a modalidade enfrenta muitos obstáculos. “Sobretudo quando existem conflitos, mágoas, discussões, onde os genitores confundem conjugalidade com parentalidade. Pegam o término do relacionamento e descontam nas crianças. Mas, a guarda compartilhada, se bem aplicada, no sentido dos pais conseguirem separar esses problemas conjugais e buscarem de fato buscarem o melhor interesse para os filhos, é a guarda ideal”, finalizou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas