Dólar Em alta
5,193
29 de maio de 2024
quarta-feira, 29 de maio de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,193

Vitória inicia vacinação contra sarampo em trabalhadores de hotéis e aeroporto

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) deu início à programação de vacinação contra o sarampo, visando imunizar os trabalhadores dos hotéis e do aeroporto da capital capixaba. Esta medida se destaca pela relevância estratégica desses locais, caracterizados por uma elevada circulação de pessoas e um intenso fluxo de viajantes. A ação teve início no último dia 08 de fevereiro.

Segundo a secretaria, essa iniciativa se tornou necessária após o alerta epidemiológico emitido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), destacando a ocorrência de casos importados de sarampo na Região das Américas, no final do mês de janeiro. O último caso confirmado de sarampo em Vitória remonta a 2019 e foi adquirido no estado de São Paulo.

“Tendo em vista a importância da vacinação como medida preventiva, sabemos que essa é a ação mais relevante para proteger a nossa população. Nosso objetivo primordial é imunizar aqueles que ainda não foram vacinados, aumentar as taxas de cobertura vacinal e evitar a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, como é o caso do sarampo”, afirmou Tatiane Comerio, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória.

Cobertura vacinal e importância da vacinação

Atualmente, a cobertura vacinal em Vitória está em 88,27%, um número significativo, mas que ainda requer esforços para alcançar uma proteção mais abrangente. A secretaria alerta que é essencial o engajamento de todos os cidadãos na compreensão da importância da vacinação, visando alterar esse cenário e evitar a reintrodução do sarampo.

A vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) é a principal ferramenta de proteção contra o sarampo. Ela está disponível para a população com idade de até 59 anos, seguindo as diretrizes do calendário nacional de vacinação de rotina.

Para crianças, a vacinação deve ser realizada aos 12 e 15 meses de idade. O esquema vacinal consiste em duas doses para indivíduos com até 29 anos de idade e uma dose para adultos entre 30 e 59 anos.

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde de Vitória, sem a necessidade de agendamento prévio.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas