Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,116

Linhares fará monitoramento semanal da balneabilidade das praias

Monitoramento balneabilidade no Pontal - Fotos Secom (1)A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e do Departamento de Recursos Naturais irá analisar as condições de balneabilidade de 12 praias do município de Linhares. A iniciativa faz parte de um projeto de monitoramento das águas das praias e será realizado semanalmente.

As condições serão divulgadas no site oficial da Prefeitura e nas redes sociais do Município e também no ponto de análise, onde será fixada uma placa que informará se a mesma está própria, imprópria e/ou interditada para banho. O Departamento de Recursos Naturais também é o responsável pela atualização dos dados. 

A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinada à recreação de contato direto e prolongado como natação, mergulho e lazer. Para obter esse diagnóstico são analisadas a presença de bactérias das amostras colhidas nos pontos, por meio da quantidade de coliformes termotolerantes (organismo presente nas fezes humanas e animais, assim como em solos, plantas e efluentes contendo esgoto doméstico), e se a quantidade encontrada está dentro dos limites permitidos pela CONAMA n° 274/2000 (Lei Federal). Desta forma, a população poderá saber sobre a qualidade das águas para uso recreativo.

Dicas:
– Tomar banho apenas nas águas das praias e lagoas que forem classificadas como próprias;
– Evitar o uso das praias e lagoas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, visto que aumenta o fluxo dos cursos d’água;
– Evitar a ingestão de água do mar ou lagoa, com redobrada atenção as crianças e aos idosos que são mais sensíveis e menos imunes do que os adultos.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas