Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Plano de Desenvolvimento Metropolitano vai receber contribuição do cidadão em plataforma online

IJSN_Andrezza RosalemOrdenamento Territorial, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, serão os temas em que os cidadãos da Grande Vitória poderão dar a sua contribuição para o melhoramento da região metropolitana. Os moradores de Vila Velha, Vitória, Serra, Cariacica, Fundão, Viana e Guarapari já podem sugerir e ajudar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Metropolitano da Grande Vitória por meio de uma plataforma digital – www.planometropolitano.es.gov.br.

“A liberação dessa ferramenta é mais um passo do plano, onde nós queremos promover a participação popular e incentivar o cidadão metropolitano a companhar o plano de desenvolvimento. É preciso que o cidadão saiba que esse plano só terá força se ele participar.Com mais participação da sociedade será mais transparente”, destacou Andrezza Rosalém, diretora-presidente do Instituto Jones dos Santo Neves (IJSN) e presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit)

O plano foi desenvolvido seguindo as exigências da lei federal nº 13.089/2015 – Estatuto da Metrópole -, e deverá ser aprovado pela Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) até janeiro de 2018. Executar o plano é uma obrigatoriedade como determina lei de 2015. “Agora a primeira etapa é fechar o diagnóstico da região metropolitana que deve ser apresentado em maio deste ano. O próximo passo será avaliar quais os cenários que foram mais colocados em pauta pela população. Nesta etapa serão realizadas audiências públicas”, afirmou.

Após a aprovação do plano em 2018, os municípios terão o prazo de três anos para adequarem seus Planos Diretórios Municipais (PDM) de acordo com os do Plano de Desenvolvimento Metropolitano.

O Comdevit, conselho que vai ajudar a organizar as contribuições dos cidadãos, é formado pelos prefeitos dos sete municípios, sete secretárias do Governo e três representantes da sociedade civil, indicados pela Federação das Associações de Moradores e dos Movimentos Populares do Estado do Espírito Santo (Famopes).

A presidente do Conselho, acrescentou que o cidadão deve dar sua contribuição com sugestões que façam a diferença para todos os municípios. “Deve-se pensar em propostas como um todo. Um exemplo, ele pode propor a inserção de mais parques, ou incentivar o plantio de árvores, ou na mobilidade urbana, melhorar os acessos de determinadas vias em que pessoas de outros municípios tem acesso”, informou. “Tem que se pensar que a contribuição tem que ser relacionada aquilo que o município não consegue resolver sozinho”, complementou a coordenadora Geral do plano, Letícia Tabachi.

A intenção é que após coletada as contribuições, o Conselho agrupe-as por temas, que serão levadas para as audiências públicas. Os itens mais votados entram no plano de ação, em que o Conselho vai ajudar o município na forma como será implantado. Mas de acordo com Andrezza, esse é um passo a ser definido.

Ainda de acordo com Andrezza, o Estatuto Metropolitano prevê que em regiões consideradas aglomerações urbanas o plano também poderá ser desenvolvido. Para isso, basta que a região seja considerada de aglomeração urbana e elabore um PDM.

Como participar
Ao entrar no site www.planometropolitano.es.gov.br cidadão vai clicar em participar e será encaminhado para um login. Se o cidadão já tiver o cadastro no Acesso Cidadão, é só incluir login e senha, se não é só fazer o cadastro informando o CPF. É possível usar também suas contas das redes sociais. Para dar uma sugestão, o morador pode indicar se está ligado a alguma instituição, movimentos sociais, poder publico entre outros. Também é preciso informar qual é o tema em que vai contribuir. em seguida basta indicar o município que está relacionado sua sugestão.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas