Afonso Cláudio, neste domingo (31), será o point para a realização de um evento da arte marcial com DNA brasileiro: o Jiu-Jitsu. O evento GP Black Belt acontece no ginásio de Esportes Dr. Eurico Vieira de Resende.
A programação começa às 13h e contará com 20 lutas, incluindo um GP com sete lutas profissionais que prometem agitar o público e revelar novos talentos da modalidade.
Além de promover o esporte, a iniciativa tem como objetivo valorizar os atletas locais e atrair mais pessoas para o universo do Jiu-Jitsu, que tem raízes fortes no município. Os interessados em prestigiar devem contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será doado à Casa do Menino, entidade que atende crianças em situação de vulnerabilidade no município, cumprindo assim, um papel social.
Afonso Cláudio é reconhecida pela formação de atletas de destaque no cenário nacional e internacional. Entre os nomes vinculados à cidade estão Rodrigo Dam, ex-atleta do UFC e multicampeão brasileiro de Jiu-Jitsu, e Wellington Eller, campeão brasileiro por uma das federações mais exigentes da modalidade.
Além disso, são destaques Lucas Marques, faixa-preto 5º grau e um dos principais nomes do Espírito Santo; Marcos Paulo, quarto colocado no ranking da Federação Capixaba de Jiu-Jitsu Esportivo (FCJJE), e Fernando Marques, professor responsável pela formação de diversos faixas-pretas no município.
De acordo com o participante Marcos Paulo, o evento busca valorizar a base esportiva da cidade e reforçar o papel do jiu-jitsu como ferramenta de desenvolvimento social. A realização do evento representa uma oportunidade para os atletas locais mostrarem seu trabalho e, ao mesmo tempo, incentiva novas gerações a se interessarem pela prática esportiva. “O objetivo é dar visibilidade aos atletas da cidade e mostrar que o Jiu-Jitsu de Afonso Cláudio tem história, qualidade técnica e potencial para crescer ainda mais”, afirmou.
Jiu-Jitsu brasileiro
O Jiu-Jitsu Brasileiro foi desenvolvido e aperfeiçoado pela família Gracie, com os pioneiros Carlos Gracie e Hélio Gracie, sendo considerados os principais responsáveis por adaptar e difundir as técnicas originais do jiu-jitsu japonês para criar o estilo que hoje conhecemos como Jiu-Jitsu Brasileiro (BJJ).
O mestre japonês Mitsuyo Maeda trouxe o Jiu-Jitsu para o Brasil, ensinou Carlos Gracie, que por sua vez transmitiu o conhecimento aos irmãos, dando início ao desenvolvimento da arte marcial no país.











