Dólar Em baixa
5,397
12 de dezembro de 2025
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Vitória
27ºC
Dólar Em baixa
5,397

Ex-presidente do Flamengo afirma que o futebol brasileiro precisa de um choque de gestão

O ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo, participou nesta sexta-feira (28) de uma sessão solene na Câmara Municipal de Vitória, proposta pelo vereador Bruno Malias (PSB). O evento reuniu autoridades, atletas e gestores esportivos e teve como tema as perspectivas e os avanços da nova Lei Geral do Esporte, considerada um marco para a modernização da gestão esportiva no país. Bandeira de Melo foi presidente do Flamengo de 2013 a 2018, período em que o clube passou por uma importante reestruturação financeira.

Para o ex-dirigente, a Lei está cumprindo seu papel, mas ainda necessita de ajustes, especialmente no que diz respeito à democratização das decisões dentro dos clubes e à modernização da governança do futebol. “A Lei está cumprindo bem o seu papel. Agora, evidentemente, ela precisa de ajustes, no sentido da democratização das decisões dentro dos clubes e na modernização da governança do nosso futebol”, afirmou.

Sobre a gestão do futebol brasileiro, Bandeira de Melo opinou que o modelo atual ainda é inadequado e prejudicial ao esporte. “Eu penso que todas as questões que estão sendo verificadas hoje, de fracasso no esporte e, sobretudo, no futebol, decorrem de uma governança inadequada, que, com o passar do tempo e alterações na legislação, podemos mudar”, disse.

O ex-presidente do Flamengo também comentou sobre o projeto das SAFs (Sociedades Anônimas de Futebol), que vem sendo implantado em diversos clubes brasileiros. “A questão do projeto SAF tem sido a solução para muitos clubes tradicionais do futebol brasileiro. É uma mudança no modelo societário, sendo a única saída que muitos deles tinham para sobreviver. No caso do Flamengo, acredito que não temos a menor necessidade de nos transformar em SAF. O Flamengo fez o seu dever de casa e conseguiu reverter a situação sem recorrer a esse modelo”, destacou.

Perguntado sobre o momento atual da seleção brasileira, especialmente após a demissão de Dorival Júnior, Bandeira de Melo foi enfático: “Eu acho que o fracasso da seleção brasileira é decorrente principalmente de um modelo de governança inadequado e anacrônico, e isso se reflete na seleção principal, na seleção sub-20, sub-17, etc. O futebol brasileiro, de uma maneira geral, precisa de um choque de gestão. Acredito que só conseguiremos isso modernizando a governança, estimulando a participação efetiva de clubes, atletas, profissionais do esporte e até árbitros, seguindo modelos que têm dado certo em outros lugares do mundo”, concluiu.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas