A cidade de Muqui receberá nos próximos dias 29 e 30 de agosto, o 73º Encontro Nacional de Folia de Reis, um dos eventos culturais mais tradicionais do país. Muqui está localizada no sul do estado, onde o encontro vai reunir grupos de várias regiões, celebrando a fé, tradição e o folclore ligados ao ciclo natalino e à homenagem aos Santos Reis Magos.
De acordo com a tradição católica a homenagem é realizada em memória da passagem dos reis magos que ao saber do nascimento do menino Jesus, foram visita-lo levando como presentes incenso, mirra e ouro.
A edição deste ano terá programação ampliada, com apresentações folclóricas, painéis temáticos, rodas de conversa, oficinas e atividades com mestres e foliões, reforçando a importância da preservação e transmissão das manifestações culturais às novas gerações.
O 73º Encontro Nacional de Folia de Reis é realizado pelo Município de Muqui, pela Associação Comercial e Empresarial de Muqui (ACE Muqui) e conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com apoio da Associação do Folclore de Muqui.
Conhecendo a tradição
A Folia de Reis de Muqui é considerada um patrimônio cultural e um momento importante da cultura popular, que celebra a devoção aos Santos Reis Magos. É uma celebração de tradição europeia, trazida ao Brasil pelos portugueses, e se tornou uma manifestação cultural brasileira com raízes profundas na região.
A cidade é palco do mais antigo Encontro Nacional de Folias de Reis do Brasil. Cada grupo folclórico conta com a bandeira dos Santos Reis e um conjunto musical para a celebração.
Além da celebração da fé, o encontro promove a valorização e o fortalecimento da cultura popular, atraindo turistas para a cidade.











