Policiais penais protestam por regulamentação do cargo

Nesta segunda-feira (28), policiais penais fizeram um ato, em frente a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), pedindo uma lei específica de atribuições e funções durante a carreira, além de um plano de cargos e salários.

No entanto, o protesto não tem apoio do Sindicato dos Inspetores Penitenciários do Espírito Santo (Sindaspes). O presidente, Rhuan Fernandes, criticou. “O motivo tem cunho político. Por esse ano estarmos em período eleitoral, tudo vira razão para discursos vazios e sem objetivos”, afirmou. 

No ano de 2019, foi aprovado o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que cria as polícias penais federais, estaduais e distritais. No fim de 2021, o Estado do Espírito Santo se adequou e aprovou a própria PEC, criando uma previsão legal para a polícia penal capixaba.

No entanto, os policiais penais cobram e dizem que carece de uma lei específica. “O Sindicato está em negociações constantes com o governo estadual para que ainda esse ano seja regulamentada toda a estrutura desta nova força policial”, diz Rhuan Fernandes.

O presidente ainda diz que os protestos de hoje são apenas um movimento paralelo e irresponsável, sendo liderado por ex-membros da diretoria do Sindicato e que, agora, estão ganhando voz através de deputados opositores ao governo estadual, com o único intuito de enfraquecer a entidade de classe para concorrer com melhores chances as eleições sindicais que virão.

“O Sindicato é o único representante legal da categoria e esse movimento não tem a partição de nem mesmo 3% da nossa categoria”. 

Governo

Em nota, o Governo do Estado disse que, em 2021, assumiu o compromisso junto à categoria para elaboração e aprovação da Emenda à Constituição Estadual nº 7/2021, criando a Polícia Penal, atendido ao término do mesmo ano.

Atualmente, o Governo afirma que trabalha no Projeto de Lei que regulamenta a Polícia Penal. A proposta está sendo elaborada por servidores da Secretaria da Justiça (Sejus) com o apoio da entidade representativa da classe.

“O projeto encontra-se na Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e, na sequência, será encaminhada ao Governador. Neste ano, a classe foi contemplada com 4% de reajuste salarial, integrando o pacote da segurança pública, e receberá novo aporte de 4% em julho; além dos 6% lineares concedidos pelo Governo do Estado aos servidores estaduais, totalizando um reajuste de 14% na remuneração para a categoria”.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Uma vergonha essa matéria, tendenciosa nem se diga, como entrevistar o sindicato de classe sobre uma manifestação sendo que os mesmos nem se fazem parte ou participaram, profissionalismo aí né pessoal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas