Dólar Em baixa
5,116
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

Espírito Santo mantém nota A no Tesouro Nacional

O Espírito Santo, em meio ao segundo ano de pandemia de Covid-19, manteve nota A no Tesouro Nacional, órgão ligado ao Ministério da Economia, avaliada com base na capacidade de pagamento (CAPAG). Dessa forma, o estado, em 2021, permanece em equilíbrio dos gastos públicos, e recebe garantia da União para novos empréstimos.

A confirmação foi divulgada nesta quarta-feira (15) pelo governador Renato Casagrande (PSB) em uma rede social. Desde 2012, o Governo capixaba recebe a nota mais alta no Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais.

“Mesmo na crise continuamos investindo com responsabilidade. A cada ano investimos mais do que o ano anterior e o capixaba sente no dia a dia as melhorias, mantendo o equilíbrio”, disse Casagrande.

Indicadores

O resultado foi obtido seguindo a metodologia que avalia três indicadores. Em todos, o Espírito Santo recebeu a nota máxima. São eles:

1. Endividamento, que ficou em 47,3%, calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida;

2. Poupança corrente, que ficou em 83,8%, definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada;

3. Liquidez, que ficou em 3,3%, calculado pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta;

Fora o Espírito Santo, os estados de Mato Grosso, Paraíba, Rondônia e Roraima também aparecem com a nota A para o Governo Federal. Estes são os únicos a conquistarem tal reconhecimento.

Além disso, as contas do município de Vitória em 2021 também foram avaliadas como positivas pelo governo federal, que promoveu o município para a pontuação máxima (nota A). A classificação mostra a capacidade de pagamento do município. Ou seja, revela se a administração tem ou não condições de quitar as próprias dívidas.

Foto: Arquivo/Secom

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas