Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Rendeiras de bilro apresentam coleção de moda na Barra do Jucu

Uma tradição que quase desapareceu se renova depois de quase 50 anos na Barra do Jucu. No próximo dia 22, a renda de bilro ganha os holofotes no lançamento da coleção de moda desenvolvida pelas designers Elian Ramile e Zezé Monteiro.

Elian, que já foi responsável pela criação de figurinos para “Malhação”, da Rede Globo, e Zezé, que participou da Casa de Criadores de Moda em SP, criaram a coleção que abre a II Festa do Dia da Rendeira de Bilro de Vila Velha, na Praça Pedro Valadares, na Barra.

As duas se encantaram com as rendas de bilro da Barra do Jucu e mergulharam de cabeça no projeto social Barra de Renda. Ao som dos tambores de congo, a apresentação tem como cenário a igrejinha da praça e vai abrir a festa.

“Vamos usar o linho e as rendas para criar peças afetivas e eternas, aquelas que passam de mãe para filha, de avó para neta. Estamos envolvidas neste projeto colaborativo para colocar a arte das rendeiras num lugar de destaque entre as diversidades culturais do nosso Espírito Santo”, explicaram.

Rendeiras de bilro apresentam coleção de moda na Barra do Jucu

A renda de bilro virá em aplicações, entremeios e patchworks, modelada e costurada por Ro Baptista, com um acabamento refinado. Segundo Zezé e Elian, as rendas feitas à mão vem atraindo grandes grifes por que remetem a um trabalho ancestral, que casa com a tendência atual de buscar aconchego e criar vínculos emocionais com a roupa.

A modelagem contemporânea das peças permite que elas possam ser usadas tanto na praia quanto em uma festa. “O mais importante é agregar valor ao trabalho das rendeiras gerando a renda que elas merecem”, disse Zezé.

A renda de bilro é feita com um fio bastante fino, um trabalho manual delicado e demorado, passado de geração para geração. Nos anos 70, a tradição foi esquecida na Barra do Jucu, iniciando-se seu resgate 45 anos depois, em 2015, através da arquiteta Regina Ruschi, moradora da Barra há 25 anos e à época co-fundadora do Museu Vivo da Barra do Jucu, que criou a primeira oficina de renda de bilro local.

Para manter viva a tradição, Regina contou com duas rendeiras antigas: dona Enedina, hoje com 87 anos, e dona Rosinha, que morreu em 2019, aos 89 anos.

“Dona Rosinha, nossa primeira mestra, nos ensinou e deu as condições de resgate. Por isso, 20 de julho, dia de seu aniversário, foi instituído por Lei Municipal de autoria do vereador Joel Rangel como Dia da Rendeira de Bilro de Vila Velha. Dona Enedina, nossa atual mestra, faz rendas maravilhosas, nos transmite seus conhecimentos pela oralidade e dá aulas avançadas de rendas de bilros para o grupo”, explicou Regina.

As oficinas começaram com 10 alunas. Hoje acontecem todos os dias no ateliê do grupo Barra de Renda, de forma gratuita, para ensinar renda de bilro a 60 mulheres da Barra, de Meaípe, de outros bairros de Vila Velha e toda a Grande Vitória, sendo ministradas por Mariza Gervasio e Rosiane Biet, já formadas pelo grupo.

“Temos até uma aluna acima dos 70 anos que vem de ônibus de Jardim Camburi. Todas convivem em harmonia no nosso grupo, não importa a idade. Temos criança de 7 anos e minha mãe, Giza, de 91 anos, fazendo renda na mesma sala. Minha mãe aprendeu na oficina e hoje faz rendas todos os dias”, contou.

A coleção de moda é uma idealização do grupo Barra de Renda, coordenado por Regina Ruschi. Mariza Vieira Gervásio coordenou a produção de rendas, com direção criativa da estilista Elian Ramile e de Zezé Monteiro, modelagem e costura de Ro Baptista e tingimento natural de Lúcia Oss. Royce Luckessy vai cuidar do cabelo e da maquiagem das modelos, que usarão jóias de Rafaela Marques e Mel Biasutti. A Débora Benaim, fotógrafa, o Jair Altoé, designer gráfico, O Philip Shalders, da SRA Filmes, a Bruna Medeiros com sua arte floral… todos juntos nesse trabalho sensível de valorização da cultura tradicional das rendeiras de bilros da Barra do Jucu.  A trilha musical é de Fábio Calazans, com poema de Marilena Soneghet.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas