Dólar Em baixa
5,118
30 de abril de 2024
terça-feira, 30 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,118

Espetáculo Fuscalhaço leva circo e teatro para bairros periféricos de Vitória

Imagine um fusca roxo chegando no seu bairro com um monte de palhaços dentro promovendo diversas brincadeiras e interações com o público? Não há adulto ou criança que resista a tamanha dose de alegria e diversão! É com o espetáculo itinerante Fuscalhaço que o grupo de artes cênicas Árvore Casa das Artes pretende levar às comunidades periféricas do município de Vitória o melhor do circo e do teatro durante os meses de abril, maio e junho.

O projeto, vale lembrar, surgiu ainda sob a pandemia da covid-19 e foi um sucesso. Contemplado pela Lei de Incentivo Cultural Rubem Braga, do município de Vitória, o Fuscalhaço inicia suas atividades nos dias 18, 19 e 21 de abril, nos bairros Ilha de Santa Maria (18), Ilha das Caieiras (20) e Jesus de Nazaré (21).

“O espetáculo “Fuscalhaço” nasceu da necessidade do Grupo Árvore visitar e levar um respiro de alegria aos moradores periféricos da cidade de Vitória durante a pandemia”, explica a atriz/palhaça e coordenadora de Gestão e Produção da Árvore Casa das Artes, Vanessa Darmani.

“Na primeira proposta inscrita pelo grupo em 2020, ainda no período pandêmico, o espetáculo em formato de cortejo tinha a intenção de apenas passar em frente às casas por ruas e vielas da cidade abordando os moradores, mas praticando o devido distanciamento. Com o controle da pandemia, a proposta também se modificou e o espetáculo, aprovado na lei Rubem Braga e estreado em 2022, foi um sucesso nas comunidades”, completa Vanessa.

Ao todo, foram realizadas 10 apresentações em 2022 nos bairros da Piedade, Fonte Grande, Moscoso, Morro da Capixaba, São Benedito, Itararé, Goiabeiras, Resistência, Ilha do Príncipe e Jaburu.

Arte na periferia e inclusão social

Espetáculo Fuscalhaço leva circo e teatro para bairros periféricos de Vitória
Fuscalhaços / Foto: Fabio Martins

De acordo com Vanessa Darmani, o grupo Árvore Casa das Artes percebeu que, durante a primeira circulação do Fuscalhaço, quase nunca as comunidades periféricas recebiam visitas de espetáculos teatrais ou de circo.

“Muitas vezes isso acontecia por conta das estruturas de cenário e espaços que a maioria dos espetáculos tradicionais demandam, e também por conta dos altos índices de violência que estas comunidades sofrem historicamente, realidade que influencia na decisão de grupos ou produtoras que acabam por propor seus trabalhos em espaços onde há melhores estruturas e alguma segurança”, afirma Vanessa.

“Assim, a maioria dos bairros periféricos acabam por não serem contemplados por trabalhos artísticos de artistas de nossa cidade, e por consequência também estes moradores periféricos não acessam o direito à fruição de arte”, completa a artista.

O Fuscalhaço levará sua caravana de alegria e diversão para 10 apresentações em comunidades periféricas de Vitória entre os meses de abril, maio e junho. Cada comunidade ainda contará com um workshop de circo e teatro com 1h de duração, e uma roda de conversa com o público após o final de cada apresentação. Todas as atividades serão gratuitas.

Espetáculo Fuscalhaço leva circo e teatro para bairros periféricos de VitóriaCalendário de apresentações de abril

18- quinta-feira
local: Ilha de Santa Maria, Quadra da Ilha (praça da Ilha)
Horário: 19h
Apoio local: Centro Comunitário das Ilhas Santa Maria e Monte Belo

20- Sábado
Local: Ilha das Caieiras, Pier próximo ao bombons Caieiras
Horário: 16 h
Apoio Local: Movimento Comunitário Ilha das Caieiras, Fábrica de bombom Caieiras

21- Domingo
Local: Bairro Jesus de Nazaré, Rua Afonso Sarlo (final da rua)
Horário: 10 h
Apoio Local: Associação de Moradores – (gestão do presidente Izael Moraes)

As próximas apresentações, previstas para maio e junho, devem ocorrer em Maria Ortiz, Mario Cypreste, Parque Moscoso, Escola de Artes FAFI e em outros locais a confirmar. No total, serão 10 apresentações.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas