O navio Explorer Nº 1, da greentech BYD, atracou nesta quinta-feira (27) na unidade de Portocel em Aracruz, norte do Espírito Santo, com 5.524 veículos, uma carga maior que a média habitualmente praticada no setor. A operação reforça a posição do terminal portuário capixaba como opção para a movimentação de veículos.
O navio é do tipo ro-ro (roll-on/roll-off), em que cargas sobre rodas são movimentadas sem a necessidade de equipamentos. O Explorer tem 38 metros de boca e quase 200 metros de comprimento, o que faz com que poucos portos estejam aptos a recebê-lo. A Portocel fez uma série de adequações para operação, visando cumprir as obrigações legais junto à Autoridade Marítima, e preparou sua infraestrutura interna para receber essa quantidade de automóveis.
“A Marinha do Brasil acompanhou toda a evolução do processo, desde as simulações de manobras realizadas na USP, até a concretização da atracação do navio, que foi acompanhada de perto, a bordo do BYD Explorer Nº 1. Todas as etapas administrativas de avaliação técnica para viabilidade do procedimento foram cumpridas pela Capitania dos Portos, com a assessoria da Praticagem e a participação da Autoridade Portuária do Espírito Santo, de tal forma que a segurança foi plenamente estabelecida, atendendo a todos os requisitos”, destaca o Capitão de Mar e Guerra Marcelo Rey, Capitão dos Portos do Espírito Santo.
“Essa operação representa um marco não apenas para o nosso porto, mas uma opção para o setor automotivo. Há aproximadamente seis meses, iniciamos as discussões com os parceiros envolvidos, avaliando detalhadamente as condições necessárias para receber o Explorer, um navio cujas especificações são distintas das embarcações convencionais que costumam atracar aqui”, destaca o gerente-executivo da Portocel, Alexandre Billot Mori.
Segundo ele, os esforços coletivos das autoridades Marítima, Praticagem e Portuária, do cliente e todos os parceiros nesta operação viabilizaram as adequações necessárias para que essa primeira operação ocorresse. “Este é um momento que concretiza o desejo da Portocel de se consolidar como uma opção logística estratégica para esse tipo de carga, ofertando um desenho eficiente e infraestrutura adequada para atender a essa demanda”, destaca Billot, acrescentando que o terminal vem se preparando ao longo dos anos para atender as necessidades do mercado.
Essa é a primeira operação da embarcação no Espírito Santo e a segunda no Brasil, e acontece em parceria com o operador portuário Poseidon. Segundo o executivo da Portocel, o terminal está trabalhando para realizar outras operações desse tipo no primeiro semestre de 2025.
“A chegada do BYD Explorer N° 1 ao Brasil pela segunda vez mostra nosso comprometimento em atender à crescente demanda por veículos eletrificados no país. Enquanto preparamos o início da produção em Camaçari (BA), essa operação garante que mais consumidores tenham acesso aos nossos modelos com agilidade. Investir em uma frota de cargueiros própria faz parte da nossa estratégia para tornar a mobilidade sustentável mais acessível e reforçar a posição da BYD como líder na eletrificação automotiva nos mercados que opera”, comenta Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.
O Explorer Nº 1 é o primeiro de uma frota de embarcações que a montadora pretende ter para fazer a movimentação de seus veículos mundo afora. Para Portocel, a parceria está totalmente alinhada à estratégia de diversificação de cargas. Em 2024, o porto recebeu 2.602 veículos, número que deve ser multiplicado ao longo deste ano.