Dólar Em alta
6,060
17 de janeiro de 2025
sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Vitória
27ºC
Dólar Em alta
6,060

32 municípios capixabas terão mudanças na distribuição de ICMS em 2025

A distribuição do ICMS para os municípios capixabas em 2025 trará alterações nos índices de participação de 32 cidades, incluindo Vitória, que registrou uma redução de 2,965% no Índice de Participação dos Municípios (IPM). Outras cidades como Linhares (-0,219%), Itapemirim (-0,399%) e Anchieta (-0,777%) também tiveram variações nos seus índices.

Segundo especialistas e gestores municipais, isso não significa necessariamente uma perda de receita, já que o montante total arrecadado pelo estado pode influenciar positivamente os valores repassados.

O cálculo do IPM é regulado pela Lei Estadual nº 11.227/2020 e tem como principal componente o Valor Adicionado Fiscal (VAF), responsável por 75% do índice. O VAF reflete as operações e prestações de ICMS realizadas no território de cada município. Outros indicadores, como qualidade educacional (12,5%), serviços de saúde (3%), propriedades rurais (3,5%) e comercialização de produtos agrícolas e agropecuários (6%), também entram na conta.

Essas variações no índice de participação decorrem do modelo de repartição. Como o IPM é um todo a ser dividido entre os municípios, um aumento expressivo no índice de uma cidade pode impactar na redistribuição para as demais. Entretanto, com a previsão de aumento na arrecadação total de ICMS pelo governo estadual em 2025, que deverá passar de R$ 20,9 bilhões em 2024 para R$ 22,3 bilhões, os valores repassados aos municípios podem ser maiores, mesmo para aqueles que tiveram redução nos índices.

A Prefeitura de Alfredo Chaves, por exemplo, esclareceu que, apesar da redução de 0,016% no IPM, há um aumento previsto na arrecadação estadual que deve resultar em um repasse maior para os municípios. Além disso, a atual administração municipal estuda medidas para alcançar o incremento, como aprimorar a gestão da fiscalização própria e auditoria do movimento econômico-fiscal e valor adicionado fiscal de ICMS (VAF-ICMS) relativos a operações do ICMS incorridas no território do município.

“Outra medida visando o incremento da arrecadação é que estamos providenciando pactuação de convênio com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional a fim de realizar cobrança de Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN das empresas sediadas no município optantes pelo Simples Nacional”, esclareceu a prefeitura do município por meio de nota.

O governo estadual reforça que o repasse do ICMS é realizado diariamente e que os valores podem ser consultados no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Entretanto, não há políticas específicas para compensar municípios que enfrentam quedas em seus índices de participação. A responsabilidade pela gestão dos indicadores que compõem o IPM é dos próprios municípios, que podem investir em estratégias para aumentar sua arrecadação e, consequentemente, melhorar seu índice.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas