Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,116

Confiança dos empresários do comércio apresenta retração após três altas

comercio-57020O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Vitória, pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), apresentou retração de 1,5% em julho em relação a ao mês de junho. O resultado quebra uma tendência de três altas consecutivas. Apesar da baixa, o indicador permaneceu no patamar de otimismo, marcando 100,7 pontos. O índice de julho de 2017, em relação ao mesmo período de 2016, cresceu 31,6%.

Desde o mês de abril o índice vinha apresentando crescimento e, em maio, alcançou nível de otimismo (quando o indicador mostra valores acima de 100 pontos), avançando novamente em junho, porém, em julho, a tendência foi quebrada. Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, mesmo com a retração de julho, os números de 2017 ainda são melhores do que os do último ano. “Se analisarmos de forma geral, é possível perceber que os indicadores em 2017 mostraram crescimentos significativos em relação ao ano passado, entretanto, ainda é preciso avançar para retomar o crescimento da economia”, declara.

Subíndices

O IEEC, subíndice que avalia as perspectivas para os próximos meses, registrou maior variação, caindo 2,4%. Apesar da retração, as perspectivas ainda se mantêm em nível bastante otimista, com 143 pontos. O subíndice que avalia as condições atuais, ICAEC, caiu 0,9% e o que avalia as condições de investimentos retraiu 0,5%.

 Na comparação anual, com o mesmo mês do ano passado, os subíndices apresentaram variações positivas. O que avalia as condições atuais cresceu 130,9%, registrando 73,6 pontos. A avaliação das expectativas cresceu 9,5% marcando 143 pontos e a avaliação de investimentos cresceu 27,6% obtendo 85,4 pontos.

Brasil

Os resultados da pesquisa para o Brasil mostram que o mês de julho atingiu 101,5 pontos, apresentando queda de 0,9% em comparação com o mês anterior. Apesar da baixa, se mantem na zona de otimismo. Na comparação anual, a confiança do empresário do comércio brasileiro cresceu 16,7%.

 

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas