Dólar Em baixa
5,105
18 de maio de 2024
sábado, 18 de maio de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,105

Ganhando abaixo da média nacional, peritos capixabas protestam por aumento salarial

Os peritos capixabas estão realizando uma manifestação, nesta terça-feira (29), em frente ao Instituto Médico Legal (IML), localizado no bairro Santa Luíza, em Vitória, reivindicando aumento salarial e autonomia do setor.

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Espírito Santo (Sindiperitos), Tadeu Nicoletti, explicou o motivo da insatisfação. Atualmente, o salário dos peritos no Espírito Santo é de R$ 5,7 mil. Já a média nacional é de R$ 12,6 mil, cerca de 120% de diferença.

De acordo com Nicoletti, o não comprimento do reajuste salarial da categoria começou a ser discutido antes do início da pandemia da Covid-19. “Os peritos capixabas possuem os piores salários de todo país. E também queremos a autonomia da polícia”, destacou.

Os profissionais farão um ato simbólico de queima de caixões, o que, segundo o presidente do Sindicato, representa a morte dos peritos.

O grupo também é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, conhecida por “Nova Administração Pública”, do Poder Executivo, que altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e municípios.

Ganhando abaixo da média nacional, peritos capixabas protestam por aumento salarial
Foto: Bruno Ribeiro / ESHOJE
Ganhando abaixo da média nacional, peritos capixabas protestam por aumento salarial
Foto: Bruno Ribeiro / ESHOJE

Polícia Civil

Em nota, a Polícia Civil disse que está ciente da manifestação dos Peritos Oficiais Criminais e Médicos Legistas e que, até o momento, não há registro de paralisação de serviços nem prejuízo no atendimento ao público.
Segundo a Polícia Civil, o jGoverno do Estado tem mantido o diálogo constante com a categoria e mantém as portas abertas para dar continuidade às discussões que já estão em andamento.

“Cabe ressaltar que foi recém-aprovado um reajuste para a  linear de 6% aos servidores estaduais. Além disso, especificamente os servidores da Segurança Pública, como os peritos criminais, receberão mais 4%, totalizando, inicialmente, 10%. Há previsão ainda de que eles recebam mais 4%, em julho deste ano, previstos em acordo feito em 2020″.

Sobre valorização profissional, o Governo do Estado ressalta que a perícia tem recebido, nessa gestão de Renato Casagrande, os maiores investimentos da história, com aquisição de veículos, equipamentos, modernização tecnológica do sistema de identificação, ‘com a aquisição do Afis, que vai digitalizar todo o banco de dados de identidade civil do Espírito Santo, de microcomparador balístico, que já está em fase de instalação, além de reformas das unidades de SML do interior do Estado, que estavam em condições precárias”, finalizou a Polícia Civil.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas