Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Brinquedo com mapa do Brasil exclui Espírito Santo

Um quebra-cabeça desenvolvido pela marca Grow gerou reclamações de consumidores capixabas. O brinquedo “Puzzle Play Gigante Mapa do Brasil”, que teria o intuito de estimular o raciocínio lógico das crianças, mostrando as peculiaridades das regiões e estados do país, não conta com informações sobre o Espírito Santo.

O capixaba Fabrício Ceccato deixou as reclamações nas redes sociais da empresa. “Estou pesquisando sobre o quebra cabeça do Brasil com realidade aumentada e percebi que o único estado que não possui qualquer elemento que o identifique é o Estado do Espírito Santo”, comentou o consumidor na publicação.

O brinquedo é destinado a crianças maiores de seis anos. No site da marca, a descrição do produto informa que o quebra-cabeça tem o objetivo de ensinar os pontos turísticos e peculiaridades de cada região. A interação conta com o recurso da realidade aumentada, no qual a criança aponta o celular para o quebra-cabeça montado e pode ver curiosidades dos estados.

Fabrício estava pesquisando sobre o brinquedo para comprar para a afilhada, mas desistiu após perceber que o Espírito Santo não era representado corretamente no produto. O consumidor teve acesso a um vídeo, no qual um vendedor mostrava o quebra-cabeça montado. “Não tinha nada sobre o estado. Ela iria brincar com um produto que não tem informações nem sobre o estado onde ela mora?”, questiona.

Ao fazer a reclamação nas redes sociais, Fabrício aproveitou para listar informações acerca do Espírito Santo que poderiam ser mostrados no brinquedo. O consumidor destacou a Moqueca Capixaba, o Convento da Penha, a Serra do Caparaó, o Congo, o Jongo, a Panela de Barro, bem como informações sobre a história do estado. “Tem tanta coisa boa no Espírito Santo. Com uma pesquisa rápida a gente consegue ter acesso a esses dados”, pontua.

O capixaba, de 43 anos, mora no Espírito Santo desde o nascimento e conta que se sentiu desapontado com a falta de representatividade. “Me deu desgosto. Fiquei muito triste porque eles não estão ensinando nada sobre o estado, estão omitindo informações”, destaca.

Fernando Otávio Campos, integrante do Conselho Estadual de Turismo do Espírito Santo (Contures) como representante da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), explica que a forma como o estado é visto a nível nacional é fruto da falta de divulgação nos anos anteriores. “A divulgação do turismo sempre foi um questionamento muito grande dentro do conselho. Agora o estado está começando a investir mais nessa área, mas nós estamos colhendo o que foi plantado durante anos anteriores”, afirma.

O conselheiro enfatiza que a chave para romper com esse apagamento da cultura local é a continuação do investimento na divulgação institucional. “A gente tem coisas que são únicas. As nossas praias, as montanhas, as dunas de Itaúnas, a radioatividade das areias monazíticas em Guarapari… Já temos uma série de produtos, o que falta é insistir na divulgação deles”, ressalta.

Por meio de nota, a empresa reconheceu o erro e afirmou que vai corrigir os próximos lotes do brinquedo. “Gostaríamos de agradecer ao consumidor que fez a reclamação quanto à falta de uma ícone específico no Estado do Espírito Santo, no PLAY PUZZLE GIGANTE – MAPA DO BRASIL DA GROW”.

Segundo a Grow, houve falha na elaboração da ilustração. “Reafirmamos que não houve intenção da empresa em desmerecer o Estado do Espírito Santo. O problema será sanado a partir do próximo lote de produção com a inclusão de um ícone representando a Praia de Guarapari. Pedimos desculpas a todos por esse mal entendido e estamos à disposição para maiores esclarecimentos” (atualizado as 15h59)*

Reportagem de Sara de Oliveira
Edição de Danieleh Coutinho
[email protected]

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas