Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,116

Acordo regulamenta treinamento de cães usados na Segurança Pública

WhatsApp Image 2018-10-10 at 11.43.03As três instituições que compõe a Segurança Pública do Estado – Corpo De Bombeiros, Policia Militar e Policia Civil – e o secretário Nylton Rodrigues, assinaram na manhã desta quarta-feira (10), um acordo que vai potencializar o uso dos cães em algumas missões e trabalhos de salvamento.

Esse acordo surgiu por meio de uma comissão, formada por representantes de cada instituição, para ser um modelo de regulamentação de condutores e cães que atualmente são certificados por instituições e a partir dessa assinatura terão seus treinamentos monitorados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O coronel Nylton Rodrigues fala sobre a importância dessa regulamentação “Os cães maximizam a eficiência das nossas instituições, com a assinatura dessa portaria nós estamos regulamentando a certificação desses condutores e de seus cães, isso é inédito aqui no Brasil. Nós criamos uma comissão que irá certificar os nossos cães que atuam na detecção de munição, armamento, droga, cadáver, explosivos e essa certificação vai exigir um treinamento mais qualificado ainda”.

Com o novo treinamento os cães estarão aptos a atuar em novas atividades. “Nós estamos aperfeiçoando a utilização dos nossos cães em algumas operações que não eram utilizados, como por exemplo, na perícia de incêndios feita pelo corpo de bombeiros e Policia Civil vão utiliza-los na detecção de acelerantes, como também na investigação de homicídios onde vamos usa-los na detecção de cadáveres”.  Destaca o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Leonardo Meriguetti.

Atualmente as instituições contam em conjunto com 50 cães já certificados e em formação, sendo 33 da PM, 3 da PC e 14 do Corpo de Bombeiros, porém com a assinatura dessa nova portaria os animais precisarão passar por um novo treinamento, que funcionará como uma reciclagem para que seja emitida a nova certificação pelo Governo Do Estado.

“Nós já fizemos um planejamento conjunto com os especialistas da PM, PC e Bombeiros para que em dezembro desse ano ainda nós possamos realizar a primeira certificação conjunta. Então acreditamos que em pouco mais de dois meses, nós já vamos estar com os novos cães e novos condutores habilitados” conclui Meriguetti.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas