Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,116

Servidores são afastados de hospital na Serra por desvio de remédios

Operação remédios16
Foto: divulgação/polícia civil

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) afastou 61 funcionários públicos do Hospital Dório Silva, na Serra, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros, por desvio e subtração de medicamentos e também de material médico. A polícia civil cumpriu 36 mandados de busca e apreensão na casa dos envolvidos (Serra, Viana, Cariacica e Guarapari) e no hospital na noite da última segunda-feira (4).

Leia também: material descartável hospitalar foi reutilizado mais de 2,5 mil vezes na GV

O secretário estadual de saúde, Ricardo de Oliveira, afirmou que uma denúncia anônima foi feita à Sesa em abril, informando que alguns desses medicamentos, destinados principalmente a pacientes do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), sobravam e não estavam retornando a farmácia, fato que chamou a atenção do controle de lotes do hospital.

“A partir dai a própria secretaria montou uma comissão para averiguar e levantar essas questões dentro do hospital. Ao constatar que efetivamente o fato existia, nós documentamos tudo isso, procuramos a polícia e entregamos o processo. Agora eles investigam porque esses medicamentos estavam sendo desviados do hospital Dório Silva”.

Segundo o secretario, esses medicamentos estavam sendo estocados na casa e também nos armários hospitalares dos servidores envolvidos. A comprovação de que os materiais pertenciam de fato ao hospital veio por etiquetas dos lotes comprados pelo hospital. “A legislação nos permite o afastamento. São 10 funcionários efetivos, que responderão a processo administrativo disciplinar. O restante são de Designação Temporária (DTs), que terão o contrato cancelado. Mesmo assim, vamos fazer um processo de sindicância administrativa, porque precisa ficar evidenciada essa postura. Eles não poderão mais participar de processos administrativos do setor público”.

A titular da delegacia especializada em crimes contra a administração pública, Michelle Meira, afirmou que um dos medicamentos é controlado pela portaria 344 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que determina o que é droga. Os envolvidos vão responder por tráfico de drogas e peculato (se utilizar do cargo para desvio público e privado).

“Foram apreendidos diversos materiais médicos utilizados para curativo, como gaze, esparadrapo e ataduras. Estamos na fase de interrogar os envolvidos. Alguns foram conduzidos ontem à delegacia e já prestaram depoimento. Por enquanto, ninguém está preso”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas