Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Católicos celebram Corpus Christi com tapete de 30 metros em Cariacica

WhatsApp Image 2018-05-31 at 10.37.11
Procissão de Corpus Christi andou pelas ruas dos bairros Campo Grande e Cruzeiro do Sul, em Cariacica. Foto: Thais Rossi.

Nesta quinta-feira (31), é celebrado o dia de Corpus Christi. A festa da Igreja Católica celebra o corpo e sacramento de Jesus Cristo, na quinta-feira, considerada o dia no qual ele instituiu o sacramento da eucaristia.

Os tradicionais tapetes, confeccionados pelos fiéis, colorem as ruas da Grande Vitória e marcam a data religiosa. No bairro Cruzeiro do Sul, em Cariacica, ele  tem 30 metros.

“A tradição é de longa data, e as pessoas querem externar seu amor a Jesus Cristo, com a confecção dos tapetes. Virou arte! Da forma de amor a Cristo, senhor na eucaristia, se faz esses tapetes maravilhosos, as pessoas com seus toques artísticos. E as comunidades também se envolvem, para fazer o tapete onde Jesus eucarístico vai passar”, explicou o Padre Robson, da paróquia Bom Pastor, em Cariacica.

Por lá, a missa começou às 8 horas. Em seguida, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas de Campo Grande. No rito católico, o ato é considerado um gesto de comunhão, em busca da terra prometida. Segundo padre Robson, a igreja, através dos séculos, celebra esse momento oportuno dos diversos fiéis que adoram Jesus na eucaristia, presença real para os católicos.

O ponto de chegada foi à quadra do projeto social Reames, em Cruzeiro do Sul, onde o tapete, feito com pó de serra, sal, trigo, tampa de garrafa pet e até trigo, está exposto. “O Corpus Christi é uma festa litúrgica acompanhada desde a idade média, no século 13. Já se tinha essa grande devoção de levar o santíssimo sacramento ao altar, o corpo e sangue de Cristo de nosso senhor e salvador, que ali está em procissão e adoração”, disse padre Robson.

O também padre Marcelo Bazoni disse que o Corpus Christi mostra o zelo, amor e carinho dos católicos pela eucaristia. “Todos nós precisamos de alimentos para o corpo, e também da eucaristia para o sustento da nossa alma e fé. Papa Francisco fala que a eucaristia não é um sacramento para privilegiados, e sim um remédio para quem precisa”.

Para quem é jovem, como o estudante João Paulo Marchesi, católico desde que nasceu, o Corpus Christi é importante para demonstrar a fé. “Poder sair na rua, levando o Corpo de Cristo, que é o grande mistério da nossa fé, nos engrandece. Faz também com que o povo, que talvez não conheça, sinta essa presença”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas