Dólar Em alta
5,648
24 de julho de 2024
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Capixaba é o Elon Musk brasileiro que montará primeiro carro elétrico originalmente brasileiro

Capixaba é o Elon Musk brasileiro que montará primeiro carro elétrico originalmente brasileiroNascido na cidade de Guaçuí, no sul capixaba, o empresário Flávio Figueiredo Assis é conhecido no país como Elon Musk brasileiro — por conta da semelhança com a história do norte-americano, proprietário da Tesla. E é ele que a partir deste 21 de dezembro de 2023 marcará a história da indústria automobilística do Brasil.

Em Caxias do Sul a empresa de Flávio, Lecar, inicia a montagem do protótipo de um carro elétrico originalmente brasileiro. O projeto do empresário capixaba é o Lecar Model 459, que terá custo de R$ 279 mil e autonomia de 400 quilômetros por carga.

O início da produção do primeiro veículo da montadora contará ainda com transmissão no Instagram e Youtube, a partir do @lecarbrasil.

Conforme a comunicação da empresa, Caxias foi escolhida para sediar a planta industrial porque há muitos fornecedores próximos, bem como o cenário industrial da cidade. Antes da montagem, a equipe da Lecar trouxe ao município um Tesla para desmontá-lo e entender a engenharia do veículo. A sede administrativa ficará em Alphaville (SP).

Capixaba é o Elon Musk brasileiro que montará primeiro carro elétrico originalmente brasileiro

O Lecar M459 favorece a mobilidade e a sustentabilidade. “Nosso objetivo é fazer com que o Brasil seja visto de forma valorizada, assim como sempre deveríamos ser vistos. Somos a oitava economia do mundo e ainda não tínhamos nenhuma montadora nacional. Vamos mudar o rumo da história”, afirmou o guaçuiense.

Segundo detalhou a assessoria da Lecar, a tecnologia do veículo é brasileira, bem como a equipe de 30 engenheiros, com passagens em empresas como Gurgel, Troller, JPX, Ford, Toyota, Nissan e Marcopolo.

Neste momento, o capital é 100% próprio, mas existe a expectativa de realizar uma oferta pública inicial (IPO) em 2025. Ou seja, abrir capital na bolsa de valores.

Das peças do Lecar Model 459, 35% serão importadas da China, do fabricante Wiston — o mesmo que fornece para Volkswagen e Hyundai. O restante terá produção nacional.

“O Brasil é privilegiado por matéria prima apropriada e abundante para produção de carros 100% elétricos de emissão zero de CO2, temos tecnologia de ponta, podemos ser auto suficientes na produção de carros elétricos e referencia nesse seguimento no mercado global”, destaca a comunicação da empresa.

Capixaba é o Elon Musk brasileiro que montará primeiro carro elétrico originalmente brasileiroConclusão em fevereiro
A Lecar S.A. Industria Brasileira de Veiculos Eletricos Lecar está estruturando uma sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para a produção em série do veículo. No momento, o espaço de uma parceira é utilizada para a finalização do protótipo.

A conclusão deve ser em fevereiro. Após isso, o carro segue para uma série de homologações em Londres, na Inglaterra, onde será submetido a avaliações de impacto, aerodinâmica e até simuladores de segurança. Essa etapa terá duração de até nove meses. Depois disso, o produto entrará em linha de produção, devendo estar disponível ao mercado a partir de dezembro de 2024.

A estratégia da Lecar é focar inicialmente em vendas na Grande São Paulo, especialmente entre a capital, Campinas e São José dos Campos, onde a empresa deve investir em uma rede de infraestrutura para recarregamento de bateria. Depois, o plano é expandir nacionalmente e para países como Estados Unidos, França, Itália e Mônaco.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Cabe ressaltar e lembrar que o.primeiro carro elétrico originalmente Brasileiro foi da Gurgel Motores. Cabe uma pequena revisão no título da matéria. Mas parabéns pela iniciativa sustentável do novo projeto de veículo elétrico genuinamente nacional e desejamos muito sucesso nas vendas.

  2. O Gurgel foi o primeiro veículo Originalmente Brasileiro, e vale ressaltar que ele só não progrediu pq o governo não dava nenhum incentivo para a produção nacional dos veículos, enquanto o mesmo governo ajudava montadoras internacionais isentando alguns impostos e dando outras facilidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Conexões