Dólar Em baixa
5,296
15 de novembro de 2025
sábado, 15 de novembro de 2025
Vitória
25ºC
Dólar Em baixa
5,296

Barbearias inovam com uma nova forma de cuidar da barba

Não é de hoje que a barba ganhou título de “maquiagem do homem”. Quem achava que um homem barbudo estava perdido na mesma ilha que o náufrago do Tom Hanks, agora percebe uma beleza diferente, atraente e que os homens que têm, ou querem ter estão investindo muito.

Prova disso são as novas barbearias que oferecem muito mais que um corte e uma barba bem-feita. A barbearia é o novo salão de beleza masculino, onde eles não cochicham, mas fazem aquela resenha; tomam cerveja e até jogam sinuca enquanto aguardam para serem atendidos. E não duvido que na semana seguinte, eles voltem ao barbeiro, não para cortar, ou fazer a barba, mas para encontrar os amigos.

A barbearia evoluiu muito junto com a questão de bem-estar e saúde e com isso o homem moderno se adaptou a esse ambiente. O que antes era para um simples corte, ou raspar a barba, com o tempo passa a ser um local aonde o homem vai não só para cortar os cabelos, mas pintar, hidratar, aparar a barba, com muito estilo.

Até então, a vaidade masculina, ocupava um lugar muito simples na vida do homem, tomar banho, cortar os cabelos, fazer a barba, cortar as unhas e trocar de roupa.

O hábito de fazer algo a mais está até nos lugares mais improváveis. Quando David Beckham surgiu com seus cabelos loiros, usando tiara para controlar os fios. Até então, os cabelos caíam no rosto e estava tudo bem. E o que dizer de Cristiano Ronaldo, Gabriel (Gabi), e tantos outros atletas espalhados pelo mundo que a cada partida que jogam, entregam futebol e estilo?

Digamos que a beleza masculina, foi melhorada com as novas barbearias. Os homens modernos apostam nos cuidados oferecidos nas barbearias e com isso, os proprietários estão a cada dia, buscando o diferencial para se destacar nesse mercado tão competitivo.

Barbeiro sem barberagem

Rodrigo Rodrigues, é analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e destaca como a empresa está dando suporte a esses novos empreendedores da beleza.

“O Sebrae age como um orientador para esses profissionais que estão buscando um diferencial para atrair mais e novos clientes. O Sebrae entra, orientando essas pessoas para entender o mercado, compreendendo o comportamento do consumidor. Nós ensinamos a gerir o empreendimento, a importância de pensar o financeiro, capital de giro para suprir seu estabelecimento antes de começar a ter o retorno”.

É importante que o barbeiro, que é dono do seu estabelecimento entenda que ele não cobra caro, mas presta um serviço de qualidade. “Nossa missão é levar para o empreendedor uma visão de proprietário, para que ele entenda que preço todos tem, o que vai atrair mais clientes é o que vem junto, porque o cliente paga, mas ele quer ter a experiencia de estar em um ambiente todo pensado no que ele acredita ser o ideal”.

Profissionais

Para agregar valor é preciso ter profissionais. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece essa capacitação. De acordo com o site, no curso o aluno aprende como higienizar, hidratar, cortar, modelar e alterar a estrutura e coloração dos fios da barba e cabelo, utilizando técnicas de visagismo.

O curso tem carga horária de 172 horas e é preciso ter concluído o Ensino Fundamental 2 e ser maior de 18 anos. Ao fim desse período os alunos aprovados recebem certificado, aceito em todo Brasil. Além de higienizar os fios o curso oferece como cortar, aparar e fazer acabamento da barba, bigode e costeletas, aparar fios faciais, cortar cabelos, fazer coloração, descoloração e alterar a estrutura dos fios da barba e cabelos, modelar barba e cabelo, utilizar técnicas de visagismo aplicadas ao corte e à modelagem da barba e do cabelo.

Também faz parte do curso aprender a organizar o espaço de trabalho, fazer compras de materiais e armazenar produtos, atender clientes, precificar seu trabalho e atuar de acordo com as normas de biossegurança.

Barbearias inovam com uma nova forma de cuidar da barbaMais que vaidade

O homem de hoje sabe que pode investir no seu bem-estar, então ele cuida do shape, fazendo atividade física, cuidando da alimentação, escolhendo roupas que mais do que vestir, indicam o profissional que ele é, a área em que atua e o rosto, não poderia ficar de fora.

Ao sentar-se na cadeira do barbeiro, o homem moderno quer atualizar o corte, quer inovar e o barbeiro precisa estar atento ao que está na moda. Foi assim que Wesley Silva criou a “Dom Silva”, uma barbearia que entrega tudo que promete.

Tudo começou por influência do seu tio quanto ainda era um adolescente de 14 anos. “Eu comecei a trabalhar na barbearia do meu tio e 20 anos depois, eu sou especialista em hair estile, mas gosto mesmo é do ramo da barbearia”, disse.

Wesley é um dos primeiros barbeiros da nova geração. A barbearia está localizada no coração do bairro Campo Grande, em Cariacica. E ele tem consciência do que os clientes querem quando entram na sua barbearia. “Eu desenvolvi a minha barbearia e lá eu ofereço para os meus clientes o que há de mais sofisticado no Brasil. Meus clientes buscam mais que um corte de cabelo e barba, eles querem estilo de corte de cabelo que represente a sua personalidade, promovendo autoridade, estilo, conceito, cada um vem na busca de estilizar seu corte e barba”.

Diferente das barbearias tradicionais, na Dom Silva, o cliente tem que marcar horário. “Aqui nós sabemos que os nossos clientes têm uma rotina puxada e por isso, atendemos com horário marcado para contribuir com o tempo que o cliente tem”. E a resenha é certa. Na barbearia tem bebidas alcoólicas, petiscos, refrigerantes, tv com opção de videogame e campeonato de futebol.

São mais de 1500 serviços por mês em cuidado com cabelo e barba e mais de 700 pessoas por mês. “Além dos homens, as mulheres que gostam de um cabelo curto moderno, tem espaço aqui, porque temos cortes mais arrojados, porque o barbeiro tem a pegada mais artística e trabalha buscando acertar no estilo de cada um. É uma barbearia para homens onde as mulheres são bem-vindas”.

Ciente da qualidade que entrega, Wesley dá cursos em sua barbearia. “Na pandemia ofereci cursos pela internet e dou cursos aqui. Hoje trabalhamos com seis profissionais, quatro barbeiros e duas auxiliares.”

Um do diferencial da barbearia “Dom Silva” é o mix de serviços. “Nós oferecemos tratamento para a pele e pelo da barba, hidratamos, alisamos e temos cerca de 27 serviços que são realizados na cadeira do barbeiro e uma prateleira com mais de 15 opções de tratamento para cabelos e barbas”.

Em 2017, Wesley participou de um reality show, “The Best Barber Brasil, transmitido pelo Youtube representando o Espírito Santo. O programa teve mais de 11 mil inscritos e Wesley foi classificado entre os 15 primeiros. Ele terminou em 4º lugar dos melhores barbeiros do Brasil.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas