Não é de hoje que a barba ganhou título de “maquiagem do homem”. Quem achava que um homem barbudo estava perdido na mesma ilha que o náufrago do Tom Hanks, agora percebe uma beleza diferente, atraente e que os homens que têm, ou querem ter estão investindo muito.
Prova disso são as novas barbearias que oferecem muito mais que um corte e uma barba bem-feita. A barbearia é o novo salão de beleza masculino, onde eles não cochicham, mas fazem aquela resenha; tomam cerveja e até jogam sinuca enquanto aguardam para serem atendidos. E não duvido que na semana seguinte, eles voltem ao barbeiro, não para cortar, ou fazer a barba, mas para encontrar os amigos.
A barbearia evoluiu muito junto com a questão de bem-estar e saúde e com isso o homem moderno se adaptou a esse ambiente. O que antes era para um simples corte, ou raspar a barba, com o tempo passa a ser um local aonde o homem vai não só para cortar os cabelos, mas pintar, hidratar, aparar a barba, com muito estilo.
Até então, a vaidade masculina, ocupava um lugar muito simples na vida do homem, tomar banho, cortar os cabelos, fazer a barba, cortar as unhas e trocar de roupa.
O hábito de fazer algo a mais está até nos lugares mais improváveis. Quando David Beckham surgiu com seus cabelos loiros, usando tiara para controlar os fios. Até então, os cabelos caíam no rosto e estava tudo bem. E o que dizer de Cristiano Ronaldo, Gabriel (Gabi), e tantos outros atletas espalhados pelo mundo que a cada partida que jogam, entregam futebol e estilo?
Digamos que a beleza masculina, foi melhorada com as novas barbearias. Os homens modernos apostam nos cuidados oferecidos nas barbearias e com isso, os proprietários estão a cada dia, buscando o diferencial para se destacar nesse mercado tão competitivo.
Barbeiro sem barberagem
Rodrigo Rodrigues, é analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e destaca como a empresa está dando suporte a esses novos empreendedores da beleza.
“O Sebrae age como um orientador para esses profissionais que estão buscando um diferencial para atrair mais e novos clientes. O Sebrae entra, orientando essas pessoas para entender o mercado, compreendendo o comportamento do consumidor. Nós ensinamos a gerir o empreendimento, a importância de pensar o financeiro, capital de giro para suprir seu estabelecimento antes de começar a ter o retorno”.
É importante que o barbeiro, que é dono do seu estabelecimento entenda que ele não cobra caro, mas presta um serviço de qualidade. “Nossa missão é levar para o empreendedor uma visão de proprietário, para que ele entenda que preço todos tem, o que vai atrair mais clientes é o que vem junto, porque o cliente paga, mas ele quer ter a experiencia de estar em um ambiente todo pensado no que ele acredita ser o ideal”.
Profissionais
Para agregar valor é preciso ter profissionais. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece essa capacitação. De acordo com o site, no curso o aluno aprende como higienizar, hidratar, cortar, modelar e alterar a estrutura e coloração dos fios da barba e cabelo, utilizando técnicas de visagismo.
O curso tem carga horária de 172 horas e é preciso ter concluído o Ensino Fundamental 2 e ser maior de 18 anos. Ao fim desse período os alunos aprovados recebem certificado, aceito em todo Brasil. Além de higienizar os fios o curso oferece como cortar, aparar e fazer acabamento da barba, bigode e costeletas, aparar fios faciais, cortar cabelos, fazer coloração, descoloração e alterar a estrutura dos fios da barba e cabelos, modelar barba e cabelo, utilizar técnicas de visagismo aplicadas ao corte e à modelagem da barba e do cabelo.
Também faz parte do curso aprender a organizar o espaço de trabalho, fazer compras de materiais e armazenar produtos, atender clientes, precificar seu trabalho e atuar de acordo com as normas de biossegurança.
Mais que vaidade
O homem de hoje sabe que pode investir no seu bem-estar, então ele cuida do shape, fazendo atividade física, cuidando da alimentação, escolhendo roupas que mais do que vestir, indicam o profissional que ele é, a área em que atua e o rosto, não poderia ficar de fora.
Ao sentar-se na cadeira do barbeiro, o homem moderno quer atualizar o corte, quer inovar e o barbeiro precisa estar atento ao que está na moda. Foi assim que Wesley Silva criou a “Dom Silva”, uma barbearia que entrega tudo que promete.
Tudo começou por influência do seu tio quanto ainda era um adolescente de 14 anos. “Eu comecei a trabalhar na barbearia do meu tio e 20 anos depois, eu sou especialista em hair estile, mas gosto mesmo é do ramo da barbearia”, disse.
Wesley é um dos primeiros barbeiros da nova geração. A barbearia está localizada no coração do bairro Campo Grande, em Cariacica. E ele tem consciência do que os clientes querem quando entram na sua barbearia. “Eu desenvolvi a minha barbearia e lá eu ofereço para os meus clientes o que há de mais sofisticado no Brasil. Meus clientes buscam mais que um corte de cabelo e barba, eles querem estilo de corte de cabelo que represente a sua personalidade, promovendo autoridade, estilo, conceito, cada um vem na busca de estilizar seu corte e barba”.
Diferente das barbearias tradicionais, na Dom Silva, o cliente tem que marcar horário. “Aqui nós sabemos que os nossos clientes têm uma rotina puxada e por isso, atendemos com horário marcado para contribuir com o tempo que o cliente tem”. E a resenha é certa. Na barbearia tem bebidas alcoólicas, petiscos, refrigerantes, tv com opção de videogame e campeonato de futebol.
São mais de 1500 serviços por mês em cuidado com cabelo e barba e mais de 700 pessoas por mês. “Além dos homens, as mulheres que gostam de um cabelo curto moderno, tem espaço aqui, porque temos cortes mais arrojados, porque o barbeiro tem a pegada mais artística e trabalha buscando acertar no estilo de cada um. É uma barbearia para homens onde as mulheres são bem-vindas”.
Ciente da qualidade que entrega, Wesley dá cursos em sua barbearia. “Na pandemia ofereci cursos pela internet e dou cursos aqui. Hoje trabalhamos com seis profissionais, quatro barbeiros e duas auxiliares.”
Um do diferencial da barbearia “Dom Silva” é o mix de serviços. “Nós oferecemos tratamento para a pele e pelo da barba, hidratamos, alisamos e temos cerca de 27 serviços que são realizados na cadeira do barbeiro e uma prateleira com mais de 15 opções de tratamento para cabelos e barbas”.
Em 2017, Wesley participou de um reality show, “The Best Barber Brasil, transmitido pelo Youtube representando o Espírito Santo. O programa teve mais de 11 mil inscritos e Wesley foi classificado entre os 15 primeiros. Ele terminou em 4º lugar dos melhores barbeiros do Brasil.











