Dólar Em baixa
5,118
30 de abril de 2024
terça-feira, 30 de abril de 2024
Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio é fã do Batman, jogador de RPG, perna de pau no Fifa e acompanha seu filho Cesar nas partidas de Fortnite.

Prime Video faz de Fallout uma das melhores adaptações de game para TV

Resenha sem spoilers

Fallout, série da Prime Video que adapta para as telas da TV a franquia de jogos de sucesso para computadores e videogames, teve os oito episódios da primeira temporada liberados na última quarta-feira (10). O resultado é surpreendente e poucos seriados conseguiram captar com precisão o clima de um produto de outra mídia e, assim, agradar fãs e leigos.

Prime Video faz de Fallout uma das melhores adaptações de game para TVA série de TV é inspirada numa franquia de jogos que teve início em 1997, sempre com a mesma temática: em um futuro próximo, após um ataque nuclear massivo que destruiu os Estados Unidos, sobreviventes de refúgios subterrâneos saem de seus abrigos e começam a desbravar o que sobrou e a conhecer uma nova realidade, com animais alterados geneticamente, mutantes e humanos em estado de barbárie.

O grande diferencial de Fallout é mostrar que a Grande Guerra aconteceu durante os anos 1960, período idílico para boa parte dos estadunidenses e que serve para acentuar as diferenças entre o “mundo perfeito” e o cenário pós-apocalíptico em que os personagens aparecem. Nos games, por todos os lados surgem cartazes com mensagens positivistas e afirmativas de que os Estados Unidos foram a nação mais promissora da Terra, uma crítica ácida aos rumos tomados pelo país.

O seriado consegue tornar real justamente esse conceito. Se nos jogos eletrônicos o contraste causava incômodo, ver esse novo mundo com atores de verdade e efeitos visuais de cair o queixo faz com que os espectadores se sintam parte da aventura e sejam muito mais impactados por esse cenário, seja quando é mostrado o ataque nuclear nos anos 1960, ou quando os protagonistas aparecem nos Estados Unidos futurista.

Prime Video faz de Fallout uma das melhores adaptações de game para TVA história é contada por três personagens principais: uma jovem refugiada que precisa sair do abrigo para cumprir uma missão; um soldado que precisa provar sua capacidade; e um ator de sucesso no passado que sofre os efeitos da radiação nuclear. Todos eles são confrontados pelo mundo inóspito e violento de Fallout e precisam unir esforços para sobreviver. As atuações são destacadas e geram empatia até mesmo por quem tem um comportamento mais vilanesco.

Para abrandar um pouco o impacto da história, a série utiliza muito bem um elemento importante dos games: a música. A trilha sonora é composta por vários clássicos dos anos 1950 e 1960 e concede um certo grau de melancolia a tudo que acontece na trama. Os fãs da franquia vão identificar inúmeras canções que surgem em momentos importantes e se torna quase impossível não assoviar alguma delas ao final dos episódios.

Apesar da violência explícita (a série é para maiores de 18 anos), Fallout tem uma pegada irônica, o que abranda um pouco os momentos mais tensos. Para agradar quem acompanha a franquia, os produtores inseriram vários easter-eggs, com destaque para Dogmeat, o cão pastor que acompanha o protagonista de Fallout 4.

Sério concorrente a destronar The Last of Us como melhor adaptação de um jogo para a TV, Fallout não precisa de nenhum conhecimento anterior para ser apreciado, embora faça o fã da franquia vibrar a cada aparição surpresa. Por conta de toda a repercussão positiva, a Prime Video acenou com a possibilidade de renovar a série por mais uma temporada.

Prime Video faz de Fallout uma das melhores adaptações de game para TVAtualização para os jogos

Aproveitando lançamento (e sucesso) da série de TV, a Bethesda, produtora dos games da franquia, anunciou o lançamento de várias atualizações para Fallout Shelter, Fallout 76 e uma conversão de Fallout 4 para a nova geração de videogames (PS5, XBox Series e PC), como novas missões e itens. Algumas melhorias foram liberadas nessa semana e até o final de abril os jogadores poderão aproveitar as novidades para Fallout 4.

Prime Video faz de Fallout uma das melhores adaptações de game para TVFallout nas cartas!

E tem mais Fallout! Quem estiver desplugado dos games de celular e consoles ainda tem a oportunidade de jogar algo relacionado à franquia. Pela linha Universes Beyond do cardgame Magic é possível jogar Fallout.

Os decks e boosters podem ser encontrados na Taberna Geek, com valores variados. Dá pra comprar e iniciar as partidas no mesmo local. Para consultar os preços, basta acessar: www.tabernageek.com.br

Finalizando essa coluna 100% Fallout, agradecemos pela companhia e aguardamos os comentários, críticas, sugestões e informes de eventos. Escreva para [email protected]. Até semana que vem!

Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio é fã do Batman, jogador de RPG, perna de pau no Fifa e acompanha seu filho Cesar nas partidas de Fortnite.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Eu não conheço tanto o cenário, mas em se tratando de algo reropunk, instiga conhecê-lo, sobretudo depois desta ótima resenha, e conhecendo bem o seu trato com a pegada geek.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas