Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio é fã do Batman, jogador de RPG, perna de pau no Fifa e acompanha seu filho Cesar nas partidas de Fortnite.

No aniversário de 85 anos do Batman, Panini republica A Queda do Morcego

No ano em que completa 85 anos de criação, uma grata surpresa é lançada pela Panini Comics para os leitores e fãs de Batman: a republicação da Queda do Morcego, primeira mega saga do personagem da DC Comics.

No próximo mês, a partir da revista Saga do Batman 1, serão publicadas as histórias que mostram todo o caminho da derrota de Bruce Wayne para o vilão Bane e a chegada de um novo personagem utilizando o manto do Morcego.

O início dos anos 1990 foram intensos na DC Comics. Na tentativa de alavancar as vendas de suas revistas, os editores procuravam formas de garantir que seus personagens tivessem histórias mais chamativas que os da editora Image, recém criada e composta por nomes de peso como Todd McFarlane, Rob Liefeld, Jim Lee, Erik Larsen e Marc Silvestri.

Uma dessas ideias resultou na saga A Morte e Retorno de Superman, sucesso absoluto de vendagem na época e marco histórico no cânone do personagem.

No aniversário de 85 anos do Batman, Panini republica A Queda do Morcego

Quase ao mesmo tempo em que eram boladas as histórias que resultaram na morte do maior herói das histórias em quadrinhos, o editor Dennis O’Neil, em parceria com os autores Chuck Dixon, Doug Moench e Alan Grant iniciaram o planejamento da saga que traria um novo Batman para o mundo. A trama era simples: um novo vilão chegaria à Gotham City, derrotaria Bruce Wayne e um personagem principiante passaria a ser Batman.

Nos Estados Unidos, a mega saga foi dividida em três longos arcos, em dois anos de publicação. O primeiro, Knightfall, tem início com a chegada do vilão Bane em Gotham City, seu ponto alto acontece quando ele quebra a coluna de Batman na batcaverna (imagem icônica que até quem não lê HQs conhece) e finaliza com o personagem Azrael assumindo o manto do Morcego e derrotando o adversário letal.

A segunda parte foi chamada de Knightquest, e mostra o novo Batman patrulhando as noites de Gotham e gradativamente perdendo o controle, abusando da força e chegando até a tomar decisões extremamente questionáveis (uma crítica velada aos quadrinhos criados nos anos 1990, que exploravam muito mais a violência do que o desenvolvimento de um bom roteiro). E a parte final é KnightsEnd, quando Bruce Wayne se recupera da lesão na coluna, volta para sua cidade natal e decide retomar o posto de Batman.

No Brasil, esses três arcos foram chamados de A Queda do Morcego e inicialmente publicados pela Editora Abril, em 1994, com grande sucesso. Durante muito anos, a saga completa só foi lida por quem comprou nessa primeira publicação, mas com as limitações de formato e edição (a Abril cortava páginas e páginas de histórias para poder encaixar tudo em suas revistas). Ficou o desejo por ler novamente tudo, mas no formato original, americano, sem cortes e com todas as histórias relacionadas sendo lançadas no Brasil.

No aniversário de 85 anos do Batman, Panini republica A Queda do MorcegoAs editoras Panini e Eaglemoss chegaram a publicar A Queda do Morcego em várias versões, mas sempre com a ausência de um ou outra história. Finalmente, em 2024, no ano do octogésimo quinto aniversário do Homem-morcego, a Panini trará a história completa, dentro da revista A Saga do Batman. Momento imperdível para os fãs do herói e oportunidade perfeita para quem ainda não leu uma das histórias mais famosas do personagem.

Para se ter ideia da grandiosidade de A Queda, quase todos os vilões da longa galeria de adversários do Batman aparecem na história. Depois que Bane explode o Asilo Arkham, inimigos como Coringa, Espantalho, Cara de Barro, Chapeleiro Louco, Senhor Frio, Hera Venenosa enfrentam, um por um, o herói, que vai dando mostras de esgotamento físico e mental. O texto afiado dos autores clia o clima perfeito de curiosidade e angustia nos leitores, que seguem torcendo pelo Morcego, mesmo sabendo que essa é uma batalha perdida.

Para acompanhar esse momento importante no cânone do personagem, basta ficar de olho no lançamento da Saga do Batman 1, nas primeiras semanas de abril. Ou fazer a pré-venda pelo site da Panini Comics, pelo link: https://panini.com.br/a-saga-do-batman-vol-01-37.

***

Animação dos X-men aprovada

Os dois primeiros episódios da nova temporada de X-men ’97 estão disponíveis para os assinantes da Disney+ desde a última quarta-feira (20) e têm gerado uma onda de aprovação de público e crítica.

Apostando no saudosismo nos desenhos, mas com um roteiro que trata de temas sensíveis para os tempos atuais, como preconceito, a animação é aposta certa para agradar as novas gerações e os fãs mais antigos, que assistiram as quatro primeiras temporadas entre 1992 e 1997. Veja o trailer aqui

***

Obrigado pela companhia e aguardamos os comentários, críticas, sugestões e informes de eventos. Escreva para [email protected]. Até semana que vem!

Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio é fã do Batman, jogador de RPG, perna de pau no Fifa e acompanha seu filho Cesar nas partidas de Fortnite.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas